A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) lançou, recentemente, um programa de desenvolvimento de carreiras de ensino superior que visa fomentar o acesso à empregabilidade dos jovens nas províncias de Maputo e Manica.
O Governo norte-americano lançou a Iniciativa de Desenvolvimento de Carreira do Ensino Superior, uma parceria entre a Michigan State University, a Universidade Eduardo Mondlane, o Instituto Superior Politécnico de Manica e a Universidade de Púnguè.
Segundo “O País”, este projecto irá aumentar o acesso a serviços de empregabilidade de qualidade através do fomento de Centros de Desenvolvimento de Carreira sustentáveis em Moçambique.
“Esses centros contarão com a experiência de líderes da Michigan State University para estabelecer formação e actividades que garantam que os alunos, incluindo mulheres e pessoas com deficiência, se formam com habilidades técnicas, empresariais e sociais para ingressar e prosperar no mercado de trabalho actual e futuro”, lê-se na nota.
Para além de melhorar as competências individuais dos estudantes, o programa irá construir laços sustentáveis entre as universidades e o sector empresarial moçambicano para que as universidades possam adaptar continuamente os seus trabalhos de curso e formação no sentido de responder às exigências do mercado de trabalho. A equipa do Centro de Desenvolvimento de Carreira também obterá conhecimento aprofundado sobre o desenvolvimento dos jovens, preconceitos de género e questões de acessibilidade, de recursos humanos e construção de parcerias.
“O Governo dos Estados Unidos da América tem orgulho em apoiar este programa. À medida que os jovens moçambicanos se envolvem cada vez mais nas economias globais e regionais, o programa ajudará a preencher a lacuna entre a juventude e os empregadores, ligando melhor as instituições educacionais às necessidades em constante mudança do sector privado e dando aos estudantes informações e competências necessárias para o sucesso”, disse Helen Pataki, directora da Missão da USAID, citada pelo “O País”.
A USAID irá investir mais de dois milhões de dólares nestes centros ao longo dos próximos quatro anos. O apoio à educação e ao emprego é uma componente crítica da assistência mais ampla do Governo dos EUA no país. Em estreita colaboração com o Governo moçambicano, os EUA fornecem mais de 500 milhões de dólares em assistência anualmente para melhorar a qualidade da educação e dos cuidados de saúde, promover a prosperidade económica e apoiar o desenvolvimento global da nação.