Panda é uma app desenvolvida por Alon Lits, antigo GM e director da Uber South Africa, e especialista em saúde mental e psicólogo clínico Allan Sweidan, que foi co-fundador do Grupo Akeso de Hospitais Psiquiátricos.
A startup Panda lançou uma aplicação de apoio à saúde mental que dá aos utilizadores acesso a ferramentas, actividades e apoio para os ajudar a gerir.
A dupla juntou forças para desenvolver a aplicação Panda, que proporciona aos utilizadores o acesso a apoio e recursos de saúde mental. As características incluem a Floresta de Bambu, onde os utilizadores do Panda podem interagir com pares que estão a passar pelos mesmos problemas que eles num ambiente seguro, anónimo e só áudio; um suporte de chat onde os utilizadores podem conectar-se com conselheiros registados; conteúdo de competências para a vida; e avaliações de rastreio.
Uma funcionalidade adicional permitirá aos utilizadores ligarem-se a um especialista em saúde mental e marcar consultas, pagar, e consultar através da aplicação.
“Sempre me interessei pelo desafio de tornar os cuidados de saúde mental mais acessíveis. Na minha vida anterior, como fundador e CEO da Akeso, construímos sete novos hospitais psiquiátricos num período de cerca de sete anos, em áreas onde não havia acesso a cuidados de internamento. Mas ainda hoje, mais de 75% das pessoas com problemas de saúde mental não têm qualquer acesso a cuidados de saúde. E mesmo onde possa haver disponibilidade de cuidados, as pessoas não sabem de que tipo de cuidados necessitam ou quem contactar quando se sentem sobrecarregadas”, disse Sweidan a Disrupt Africa.
“Além disso, há um estigma ligado ao pedido de ajuda com a saúde mental ou o bem-estar mental. Quando conheci Alon, apercebi-me que juntos poderíamos criar algo muito poderoso, uma aplicação que proporcionasse diferentes níveis de cuidados e apoio à saúde mental, que escalasse bem, e que pudesse oferecer acesso a cuidados de saúde mental primários de primeira linha”.
A aplicação Panda serve como um sistema de triagem para pessoas com problemas psico-sociais. Os utilizadores assinam anonimamente, e quase todos os cuidados que recebem na aplicação são anonimizados, o que significa que há significativamente menos medo de estigma ou de serem identificados pelos pares.
“A saúde mental é uma pandemia e acreditamos que tem de haver uma forma de alavancar a tecnologia e as comunidades para tornar o apoio e os cuidados de saúde mental mais acessíveis”, disse Lits.
“No meu tempo com Uber, tive experiência em primeira mão do impacto massivamente positivo que a tecnologia pode ter numa indústria, na economia, e mais importante ainda, na vida dos indivíduos e das famílias, e estou confiante que o Panda tem o potencial de produzir os mesmos impactos positivos, na indústria da saúde mental como um todo e nas vidas de milhões de pessoas que enfrentam desafios na área da saúde mental”.
Auto-financiada até agora, a Panda relata um “fluxo constante de downloads” desde o lançamento, e um feedback inicial positivo dos utilizadores. A empresa de arranque afirmou ter aspirações de construir uma empresa global que irá competir com os principais actores no espaço da saúde mental-técnica.