Lançada em 2017, DrugStoc é uma plataforma nigeriana baseada na nuvem que fornece aos prestadores de cuidados de saúde a interface para um fácil acesso a produtos farmacêuticos e de saúde. A startup assegura que os pacientes obtenham medicamentos de qualidade a preços acessíveis.
Tendo crescido nos últimos três anos com um aumento de quase 1.500 por cento nas vendas mensais desde Janeiro de 2018, 14 milhões de pessoas têm actualmente acesso a produtos de saúde genuínos através de hospitais e farmácias cobertos pelo DrugStoc.
A startup planeia agora uma maior cobertura depois de angariar 4,4 milhões de dólares em financiamentos numa ronda liderada pelo Africa HealthCare Master Fund (AAIC). Outros investidores incluem a empresa Vested World, sediada em Chicago, e o Banco Alemão de Desenvolvimento (DEG).
A ronda de financiamento ajudará a empresa nos seus planos de aumentar a cobertura para cerca de 100 milhões de pessoas. A empresa planeia conseguir isto através da expansão da sua infra-estrutura da cadeia de fornecimento, tanto digital como física. A expansão digital verá a DrugStoc construir as suas soluções tecnológicas para aumentar o acesso e acomodar mais parceiros à medida que alarga a cobertura para além de Lagos, ao mesmo tempo que investirá em infra-estruturas de cadeia de frio de qualidade para melhorar a distribuição segura de produtos perecíveis.
Além disso, a DrugStoc irá desenvolver as suas parcerias com instituições financeiras como o Sterling Bank para aumentar o acesso ao financiamento sustentável da cadeia de abastecimento.
“Sistemas de saúde frágeis e com recursos limitados requerem um conjunto radicalmente transformador de estratégias baseadas no mercado para expandir o acesso aos cuidados de saúde. O modo DrugStoc reengenharia digitalmente a cadeia de valor, melhorando e expandindo ao mesmo tempo o acesso aos cuidados de saúde”, disse Chibuzo Opara, co-fundador e director executivo (CEO) da DrugStoc.
“Estamos muito entusiasmados por fazer parte da jornada do DrugStoc. O mercado farmacêutico em África tem um enorme potencial de crescimento e estamos satisfeitos por apoiar uma empresa bem posicionada para ser um actor-chave no crescimento do sector na África Subsaariana”, disse Nobuhiko Ichimiya, director da AAIC.