A Confederação das Associações Económicas (CTA) de Moçambique considera que o aeroporto de Chongoene, sul do país, inaugurado esta segunda-feira pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, “irá dinamizar a economia da região”.
“Acreditamos que será um motor importante para a província de Gaza e a região sul, irá dinamizar a economia”, declarou Abdula Momade, presidente do pelouro do turismo da CTA.
A infraestrutura, prosseguiu, vai impulsionar o potencial turístico da província de Gaza e do sul de Moçambique, porque será uma alternativa ao Aeroporto Internacional de Maputo.
“Gaza, como todas as províncias costeiras moçambicanas, tem um grande poder e um aeroporto é um forte atractivo para o turismo de lazer e de negócios”, enfatizou.
Filipe Nyusi inaugurou hoje o aeroporto, batizado com o seu nome, no distrito de Chongoene, província de Gaza.
É o primeiro aeroporto da região província de Gaza, sul do país, custou cerca de 60 milhões de dólares, foi financiado com uma doação da China, tem uma pista de 1,8 quilómetros e dimensão para receber cerca de 220 mil passageiros por ano, embora ainda não tenham sido anunciados voos.
A infraestrutura abrange uma área de cerca de 140 hectares e está localizada num distrito que fica a 233 quilómetros da capital do país.