O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugura hoje, o Aeroporto de Chongoene, infra-estrutura orçada em 75 milhões de dólares que é a primeira na província de Gaza, sul do país.
“O empreendimento é uma infraestrutura construída de raiz para atender e dinamizar o desenvolvimento da província de Gaza, cuja construção foi financiada por fundos desembolsados no âmbito da cooperação com a República Popular da China”, indica a Presidência, numa nota à comunicação social.
As obras de construção do aeroporto foram lançadas em 2018 e resultam de um financiamento disponibilizado pelo banco chinês Exim Bank, segundo dados avançados pela Presidência naquele ano.
A infraestrutura, que abrange uma área de cerca de 140 hectares, é a primeira na província de Gaza e está localizada num distrito.
“Com a inauguração do referido aeroporto, a província de Gaza passa a contar com uma infraestrutura dimensionada para receber cerca de 220 mil passageiros por ano, para além de manuseamento de carga diversa”, acrescenta a nota.
A infra-estrutura dispõe de um terminal de passageiros, quartel de bombeiros, central eléctrica (junto dos depósitos de água), terminal de carga, estação de tratamento de resíduos, centro de abastecimento de combustível e uma guarita.
O terminal de passageiros, uma das mais elevadas infra-estruturas, está dotada de serviços básicos numa área pública para acompanhantes dos viajantes e visitantes. Conta igualmente com lojas, restaurantes, escritórios, zona de “check in” (com quatro balcões), além de salas de embarque doméstico e internacional para cerca de 120 pessoas cada.
O terminal tem ainda uma área de desembarque, tendo a ala internacional um espaço para a verificação de passaportes e recolha de bagagens comum.
Na aerogare, serão acomodados serviços de alfândegas, migração, controlo veterinário e agricultura, polícia, entre outros.
O aeroporto ocupa uma área de 1 400 000 metros quadrados, o equivalente a 140 hectares, pista com uma extensão de 1800 metros de cumprimento e 45 metros de largura.
A infra-estrutura está dotada de equipamentos exigidos pela ICAO (Organização Internacional da Aviação Civil). Estudos realizados mostram que o aeroporto poderá viabilizar o desenvolvimento da indústria local, turismo e sobretudo da agricultura que constitui uma das potenciais riquezas da província. O aeroporto foi preparado para receber aeronaves dos tipos Embraer 145, 170 e Q-400.