Ministro da Economia e Finanças diz que a integração da Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique na Federação Internacional de Contabilistas (IFAC, sigla inglesa) vai permitir que o sistema financeiro nacional “esteja actualizado com as tendências da profissão.”
Adriano Maleiane encorajou a OCAM a implementar de forma célere, em todo o país, as normais internacionais de contabilidade aplicadas ao sector público no discurso de encerramento do sexto congresso africano de contabilidade. “Por outro lado, este passo permite que o nosso sistema financeiro esteja actualizado com as tendências da profissão e com as novas normas internacionais de contabilidade, assim como promove a troca de experiência e interacção com outras entidades profissionais por via de programas técnicos e científicos”.
Adriano Maleiane encorajou ainda a OCAM a “implementar de forma célere” as normas internacionais de contabilidade aplicadas ao sector público em todo o país. “Isso irá permitir a adopção da mesma abordagem na elaboração de relatórios finaceiros promovendo a solidez da contabilidade pública e conferindo maior transparência ao património público”, frisou.
O evento que decorreu sob o lema: “Abrançado a quarta revolução industrial” concentrou, durante três dias, na cidade de Maputo, cerca de 1 500 participantes oriundos do continente africano e de outros países do mundo.