Com o avanço das novas tecnologias e a normalização das redes sociais, qualquer um de nós pode comunicar com pessoas de todo o mundo à distância de um clique. Contudo, muitas das vezes a questão linguística acaba por ser um entrave à criação de ligações com indivíduos de outros países.
Aprender línguas ou recorrer a tradutores são algumas das soluções para quem quer, ou precisa, comunicar, mas muitas das vezes se vê condicionado pelo dialecto.
No entanto, um novo auricular vai permitir que os utilizadores consigam traduzir aquilo que estão a ouvir em tempo real. O Pilot pode ser colocado de forma discreta no ouvido e serve como auxiliar de tradução em diálogos de pessoas que não falam a mesma língua, alterando a conversa para o idioma do utilizador.
O dispositivo consegue traduzir 20 idiomas, sendo eles: português, inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, árabe, grego, russo, hindi, turco, polaco, mandarim, japonês, coreano, cantonês, hebraico, tailandês, vietnamita e holandês.
O objectivo deste dispositivo é quebrar barreiras e melhorar a comunicação em tempo real, de modo a que as pessoas não tenham de recorrer à aprendizagem de um novo idioma sempre que forem viajar para lugares diferentes.
Segundo o Interesting Engineering, uma das melhores formas de fazer uso deste gadget é quando se está a viajar pelo mundo, mas também pode ser relevante em situações de negócios, em que muitas das vezes os empresários têm de contactar com pessoas de diferentes culturas.
O auricular funciona quando conectado a uma aplicação própria, mas também pode ser usado offline – o que acaba por ser uma grande vantagem, pois assim o utilizador não precisa de se preocupar com dados internacionais ou tarifas de roaming.
A tecnologia é tão inovadora que parece ter saído de um filme de ficção científica, mas esta é uma realidade que já está disponível e vai revolucionar a forma como as pessoas interagem.
A Waverly Labs, a empresa que criou o Pilot, já está a aceitar pedidos de encomendas. O dispositivo está disponível a partir de 89 dólares.