A Tanzânia lidera a região da comunidade da África Oriental na atracção de mais investimentos directos estrangeiros, com cerca de 29 mil milhões de dólares a fluir para o país entre Março e Agosto deste ano.
Este facto foi divulgado pelo Primeiro-ministro Kassim Majaliwa enquanto falava no fórum de negócios Tanzânia-Reino Unido na quarta-feira, na capital comercial Dar es salaam.
O fórum foi organizado pela TanTrade, o Alto Comissariado Britânico, a Fundação do Sector Privado da Tanzânia e a Câmara Nacional de Comércio de Zanzibar.
De acordo com estatísticas fornecidas pelo governo tanzaniano, no ano 2021, a Tanzânia vendeu bens ao Reino Unido com 39 milhões de dólares (Tshs 90 biliões), enquanto que o Reino Unido negociou com a Tanzânia bens no valor de 195 milhões de dólares (Tshs450 biliões).
Detalhes do Centro de Investimento da Tanzânia (TIC) indicam também que o Reino Unido é o segundo maior investidor na Tanzânia apoiando aproximadamente 945 projectos, e totalizando um total combinado de 5,42 mil milhões de dólares, representando 275.384 empregos. Em primeiro, com 7,8 mil milhões de dólares em investimento, está a China, de acordo com as estatísticas.
Entretanto, o Primeiro-Ministro revelou que, apesar dos efeitos mordazes da pandemia de covid-19 em 2020, a Tanzânia conseguiu atrair investimentos no valor de mil milhões de dólares.
“A economia tanzaniana continuou a registar um crescimento médio de 6,5% entre 2016 e 2020, o que a coloca entre as economias de crescimento mais rápido do continente africano”, disse Majaliwa.