Um aumento das taxas de juro pelo banco central da África do Sul causou uma depreciação do rand para o nível mais baixo em 2021.
Enquanto o Banco de Reserva da África do Sul cumpriu as expectativas do mercado, os comentários dos seus decisores políticos que apontam no sentido de um aperto gradual, associados ao clima de risco nos mercados fizeram aumentar a quebra do rand que tem vindo a cair face ao dólar americano.
A moeda enfraqueceu até 1,7% para 15,7657 por dólar, o valor mais baixo desde 5 de Novembro do ano passado. Face ao metical, e sendo a África do Sul o maior mercado de importação de Moçambique, a quebra do rand ganha maior relevância. Ao final do dia desta quinta-feira, estava a ser negociado a 4,08 meticais, de acordo com o Banco de Moçambique quando, em Junho, a média de negociação andava na casa dos 4,54.
Os cálculos da Bloomberg baseados no preço das opções atribuem uma probabilidade de 62% de enfraquecimento do rand para 16 por dólar até ao final do ano, o nível mais baixo desde o final do ano passado.