A Galp anunciou esta terça-feira que foi reconhecida como a empresa mais sustentável do mundo no sector de Oil & Gas Upstream & Integrated no ranking mundial de sustentabilidade do Dow Jones Sustainability Indices (DJSI).
Em reação à distinção, o CEO da energética portuguesa, Andy Brown, sublinha que o “reconhecimento evidencia a estratégia da Galp em descarbonizar progressivamente o seu portefólio e operações”.
De acordo com um comunicado enviado à imprensa, é a primeira vez que a Galp recebe a distinção desde que entrou no ranking DJSI há uma década, tendo alcançado o terceiro lugar no ano passado.
No mesmo índice, a Galp surge no lugar cimeiro entre as 54 companhias analisadas, liderando igualmente nas categorias de “Estratégia Climática”, “Riscos Relacionados com Água”, “Reporte Ambiental”, “Reporte Social”, e “Indicadores de Práticas Laborais.”
“Na Galp, temos vindo a apostar tanto na melhoria da sustentabilidade das nossas operações como no investimento em novas fontes de energia limpas. Defendemos a divulgação transparente do nosso desempenho hoje assim como o estabelecimento de metas de longo prazo. Este reconhecimento premeia o progresso que fizemos até agora, bem como o nosso caminho para regenerar o futuro junto com os nossos clientes e com a sociedade”, sublinhou o executivo.
Criado em 1999 pela S&P, Dow Jones e SAM, o índice DJSI é o primeiro indicador da performance financeira das empresas líderes em sustentabilidade a nível global, cujos membros são classificados como as empresas mais capazes de criar valor para os acionistas a longo prazo, através de uma gestão eficaz dos riscos associados a fatores económicos, ambientais e sociais.