O ministro do Estado dos Recursos Minerais e Energia do Qatar, Ahmad Al Sayeg, disse hoje que o seu país quer cooperar com Moçambique no sector, aproveitando o enorme potencial de que os dois estados dispõem neste domínio.
O governante qatari falava durante um encontro com o ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Max Tonela, em Moscovo, capital russa.
“Realmente, vemos grandes oportunidades, para cooperar nos sectores de energia e não só”, afirmou Sayeg.
O encontro aconteceu à margem da reunião plenária do Processo de Kimberley, uma entidade internacional responsável pela fiscalização do comércio de diamantes.
Ahmad Al Sayeg avançou que a longa experiência do Qatar na extração e exportação de gás natural oferece um campo de colaboração com Moçambique, país que se prepara para ser um actor mundial de peso neste domínio, por força das imensas reservas de gás natural que possui.
Sayeg avançou que os dois Estados também podem cooperar noutras áreas, como agricultura e tecnologia.
Visando a concretização do desejo de cooperação bilateral, o ministro do Qatar vai visitar Moçambique no próximo ano.
Na mesma ocasião, o dirigente do país asiático assegurou o apoio à adesão de Moçambique ao clube dos países exportadores de diamantes, dentro do esquema do Processo de Kimberley.
Apesar da crescente pressão internacional para o abandono do uso de combustíveis fósseis, o executivo moçambicano defende que o gás natural será uma fonte crucial para a transição energética por ser o que menos polui entre os recursos fósseis.