O programa de Apoio ao Comércio e Desenvolvimento em Moçambique denominado ‘PROMOVE Comércio’, em parceria com o Governo, promoveu uma capacitação às Pequenas e Médias Empresas (PME) moçambicanas em matéria de ‘Exportação e Acesso aos Mercados Internacionais’, em particular o Mercado da União Europeia.
A formação decorreu na plataforma digital do PROMOVE Comércio e teve como lema: “Criação de Capacidades para Melhorar a Prontidão Geral para Exportação e Aceder o Mercado da União Europeia (UE)”
O webinar, moderado por Alberto Medina Islas, representando a Organização das Nacções para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), centrou-se em questões de modernização, inovação e qualidade como uma vantagem competitiva no mercado internacional, em particular da União Europeia.
Abordou-se também a importância um modelo de negócios bem estruturado e as estratégias de crescimento inovadores por parte de empresas que queiram se internacionalizar e exportar o seu produto para o mercado da União Europeia “bastante exigente”.
“Não basta oferecer um novo produto no mercado. É extremamente importante agregar valor a este produto. O cliente de hoje não está mais interessado apenas no produto. quer muito mais que isso, quer valor para comprar esse produto que lhe é oferecido diante de muitas opções”, defendeu Wolfgang Wiegel, Especialista Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PME).
“É preciso conhecer potenciais clientes, ter conhecimentos sobre a logística e ter capacidade financeira sustentável para sustentar as operações inerentes à exportação de produtos”, prosseguiu o Especialista.
“Preocupa-nos a questão de inovação, gostaríamos que ao longo dessas formações tivessemos o conhecimento de como ionovar os nossos produtos, como inovar nossos processos para permitir que possamos ter a oportunidade de participar de forma muito competitiva no mercado europeu”, sugeriu dos Santos.
Destacou ainda que “se as empresas moçambicanas conseguirem participar e implementar os requisitos exigidos nos mercados europeus abrir-se-á, desta forma, a oportunidade de aceder a outros mercados internacionais”.
O Webinar, que marcou o início de uma série de formações online viradas para as PME moçambicanas, contou com o patrocínio da UNIDO e da UE.
A próxima formação relacionada com a temática de ‘como fazer negócios no Mercado da União Europeia’ será realizado no próximo dia 18 de Novembro e transmitida na mesma plataforma digital dos organizadores do evento.