O Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, enalteceu esta sexta-feira, durante o ‘Mozambique Agrobusiness, Industry and Logistic Forum‘ realizado na Beira, província de Sofala, o papel do sector privado na melhoria do ambiente de negócios e no crescimento e recuperação da economia nacional.
Carlos Mesquita lembrou que o sector privado é um parceiro importante na estratégia de desenvolvimento económico e sustentável do País.
“O sector privado nunca pode ser ignorado ou minimizado. Pois, nele, reside o protagonismo cimeiro e determinante para o crescimento e relançamento da nossa economia”, disse o governante.
Realizado pela Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS), o ministro revelou que o Governo lançou uma série de iniciativas, para promover a cooperação da capacidade produtiva, através de debates, com vista a promover parcerias público-privadas (PPP), destacando o modelo de Diálogo Público-Privado. “O Governo e o sector privado têm implementado com muita dedicação, o modelo de Diálogo Público-Privado (DPP), um palco para o debate de várias questões candentes que estejam a emperrar o ambiente de negócios, principal indicador para a atracção de investimentos para Moçambique”, disse.
Sob o lema “Ambiente de Negócios, Acesso ao Financiamento e Oportunidades de Negócios”, estiveram em debate os sectores de Agronegócio, Indústria e Logística, “num fórum que serve como mecanismo de promoção de investimentos em Moçambique, a todos os níveis, bem como na facilitação das ligações entre empresários engajados na promoção de projectos de investimentos e os investidores interessados no mercado nacional, incluindo instituições nacionais de apoio ao desenvolvimento do sector privado”, explicou, na mesma ocasião, o presidente da ACIS, Luís Magaço.
O evento a ser realizado anualmente enquadra-se na estratégia de influenciar a melhoria do ambiente de negócios e por conseguinte o desenvolvimento do sector privado.