Com vista a promover uma maior circulação e também a melhoria do ambiente de negócios entre os dois países, Moçambique e Ruanda poderão suprimir os vistos em passaportes normais antes do final do ano.
O anuncio foi feito pelo Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, durante o fórum do Agronegócio, Indústria e Logística, organizado, há dias, na cidade da Beira em Sofala, pela Associação de Comércio, Indústria e Serviços, com vista à melhoria do ambiente de negócios.
Carlos Mesquita exigiu dinamismo e resultados à classe empresarial nacional. O governante falou das reformas e dos mecanismos que o Governo têm estado a criar para facilitar o ambiente de negócios no País e adiantou que “estão em curso negociações entre a CTA e a sua congénere ruandesa para se encontrarem as melhores formas de capitalizar as oportunidades de negócios existentes entre os dois países o mais rápido possível numa base de win-win”. E complementou dizendo que, “se tudo correr bem, ainda este ano vai assinar-se o acordo de supressão de vistos dos passaportes normais com o Ruanda que é para criar condições de circulação”.
O encontro da Beira organizado pela ACIS, juntou diversas empresas nacionais, que discutiram, entre vários assuntos temáticos, o acesso ao financiamento e o acesso aos mercados, apontados como principais constrangimentos das micro, pequenas e médias empresas moçambicanas.