A Puma desenvolveu uma versão experimental das suas sapatilhas mais icónicas, as SUEDE, para testar o produto de forma a torná-los biodegradáveis. Esta iniciativa prende-se com o compromisso da PUMA para criar artigos sustentáveis que contribuam para um futuro melhor. O modelo RE: SUEDE, que utiliza a mais recente tecnologia actualmente disponível, será produzido com materiais mais sustentáveis, como camurça curtida Zeology, TPE biodegradável e fibras de cânhamo.
Este piloto é uma experiência reforçada e actualizada em circularidade, após a exploração da PUMA no espaço em 2012, e a primeira tentativa da marca em criar sapatilhas biodegradáveis no âmbito da sua colecção InCycle. No entanto, após quatro temporadas, o modelo foi descontinuado devido à baixa procura e à necessidade de mais pesquisa e desenvolvimento.
Desde 2012 que o departamento de inovação da PUMA tem trabalhado para ultrapassar as limitações tecnológicas da colecção InCycle, a fim de aplicar esses conhecimentos nos RE: SUEDE. As melhorias incluem a utilização de materiais novos e inovadores como a camurça Zeology, que é produzida com um processo de curtimento mais sustentável e garante maior conforto ao utilizador, comparativamente a outros materiais biodegradáveis avaliados pela PUMA. A sola dos RE: SUEDE também foi melhorada para garantir o desgaste ideal.
“Em 2012, a nossa ambição circular era arrojada, mas não dispúnhamos de toda a tecnologia. Como se costuma dizer, em cada desafio há uma oportunidade, e continuamos a esforçar-nos para fazer melhor, aplicando os nossos pontos fortes, bem como reconhecendo e melhorando os nossos pontos fracos”, disse Heiko Desens, Creative Director da PUMA. “Esperamos que os desenvolvimentos que alcançámos com a iniciativa RE: SUEDE: ‘No Time For Waste’ nos ajude a continuar a elevar o padrão dos testes de circularidade, permitindo que os nossos consumidores façam melhores escolhas de moda no futuro, para que os seus ténis possam ir ‘de Suede to Soil’, sem comprometer o estilo do produto ou a durabilidade”.
A PUMA tem como objectivo partilhar os resultados e as percepções obtidas com a indústria para obter um impacto ainda maior quando se trata de abordar o desafio da gestão de resíduos na indústria de calçado em geral. A circularidade é um dos pilares da estratégia de sustentabilidade FOREVER BETTER da PUMA. Até 2025, a PUMA visa reduzir o desperdício aumentando o nível de poliéster reciclado nos seus produtos para 75%, definindo esquemas de devolução de produtos nos seus principais mercados e desenvolvendo opções de material reciclado para couro, borracha, algodão e poliuretano.