Num país cada vez mais fértil para o florescimento da economia digital, a inovação é um imperativo social. Foi olhando para esse cenário emergente que a fintech moçambicana, Paytek, desenvolveu o iMali, que como muitas soluções que tem trazido novas facilidades de manusear
a moeda, veio acrescentar inovação ao nível dos meios de pagamentos digitais.
Criado em 2018 na primeira sandbox Regulatória do Banco de Moçambique, o iMali configura-se como um ecossistema de serviços de pagamentos digitais que não acarreta custos de transacção associados e utiliza a leitura do código QR, estando disponível em lojas físicas e sites de comércio electrónico.
“Depois de fazer uma análise de mercado, descobrimos que existem ainda algumas oportunidades muito ligadas aos preços e taxas aplicadas neste tipo de serviço. Achamos que conseguimos competir e aplicar taxas mais baixas”, afirmou Gerson Zandamela, responsável pela área de negócios da Paytek.
Lançado em Maio deste ano, na Universidade Eduardo Mondlane, local pioneiro na utilização desta App, o iMali permite, para além da realização de pagamentos com a leitura do código QR, a compra de recargas telefónicas, credelec, pagamento de facturas de água, pacotes de televisão e envio e recepção de dinheiro. Em fim, tudo o que todas as plataformas digitais tradicionais já conseguem proporcionar aos consimudores.
“Acreditamos que a UEM seja um ambiente fértil para testar esta nova solução de pagamento por reunir jovens em processo de transição para a vida adulta. Queremos acompanhá-los na organização do dinheiro digital e ao mesmo tempo obter deles os feedbacks necessários para melhorar ainda mais a nossa plataforma”, afirmou Gerson Zandamela.
Com um nome emprestado de diferentes línguas (“i”, de innovative em inglês e “male” do changana “dinheiro”) o “dinheiro inovativo”, iMali permite fazer operações de forma simples, rápida e gratuíta. “Temos um serviço de pagamento completamente operacional que já pode ser utilizado em qualquer estabelecimento e temos pré-acordos com a visa para sermos um serviço de com cartão visa directamente associado a conta iMali que pode ser utilizado em qualquer parte do mundo”.
Quem já usa o imali, contabiliza ganhos. Para Gizela Alexandre, directora comercial da 4food, empresa que explora o centro social na Faculdade de Ciências da UEM, local onde o iMali é uma realidade diária, esta nova app é indispensável para o contexto actual marcado pela pandemia da covid-19.
“Numa fase como esta, com a covid-19, com o iMali, evitamos pegar dinheiro e fazer trocos. Através do código QR, bem distante do caixa, o cliente pode fazer o pagamento sem contacto físico e nós fazemos simplesmente a confirmação”, concluiu.
Em relação evolução da conta digital iMali o futuro mostra-se optimista. A Paytek espera fazer o lançamento de novas funcionalidades na app como cartões de débito contactless e virtuais, planos de poupança inovadores, sistema de gestão de finanças pessoais e outros serviços de valor acrescentado.
TEXTO Yana de Almeida • FOTOGRAFIA Mariano Silva