O Absa Bank Moçambique, assinou esta quarta-feira, um acordo de garantia com o Governo dos Estados Unidos da América, representado pela USAID, para reforçar a capacidade da Banca na concessão de crédito às Pequenas e Médias Empresas, com foco no agro-negócio.
Durante a sessão, a Directora da USAID em Moçambique, Helen Pataki afirmou que “Existe uma necessidade de aumentar a produção global em 70% antes de 2050 para uma população mundial em crescimento. Para responder a este desafio, será necessário apoiar e desenvolver inovações tecnológicas que aumentem a produtividade agrária de forma competitiva, preservando o meio ambiente e contribuindo para a produção de alimentos de alto valor nutritivo.”
Porém, o acesso a estas tecnologias, o acesso ao financiamento é uma condição primordial, por isso Helen reforçou “O Governo dos Estados Unidos está a contribuir para resolver este problema com esta nova parceria com o Absa Bank Moçambique. A nova parceria permite ao sector financeiro expandir os seus produtos financeiros para o sector agrícola e incluir as Pequenas e Médias Empresas rurais como um sector ou grupo
prioritário para financiamento”.
Por seu turno, o Administrador Delegado do Absa Bank Moçambique Rui Barros, referiu que “o Absa tem vindo a apoiar cada vez mais as PME moçambicanas. Este segmento tem ainda um impacto directo relevante em termos sociais, com a criação de emprego e a produção interna de bens essenciais. Em particular, o sector da agricultura é não só o maior empregador nacional como a solução para a segurança alimentar”. Esta parceria vai potenciar este apoio e acelerar o desenvolvimento económico e social de grande percentagem da população nacional. Para reforçar este aspecto, acrescentou “esta parceria, entre instituições que partilham uma visão de crescimento sustentável para Moçambique e um comprometimento de longa data para com o País, é uma demonstração clara também de como instituições de desenvolvimento de capitais externos e entidades privadas locais podem trabalhar em conjunto e dar um impulso real e significativo para Moçambique e os Moçambicanos”.
Com este acordo, o Absa pretende reforçar o seu compromisso com o crescimento económico e o apoio ao desenvolvimento do País, por um lado através da promoção de investimento e melhoria do clima empresarial ao mesmo tempo que se desenvolve um ambiente favorável para a geração de novos postos de emprego, e por outro, apoiar o crescimento sustentável do sector da agricultura no seu plano da segurança alimentar.