• About
  • Contact
Sábado, 28 Janeiro, 2023
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • NewsRoom
  • Economia
    • ABC Financeiro
    • Agenda
    • Banca
    • Finanças
    • Desenvolvimento
    • Conservação
    • Seguros
    • Investimento
    • Gestão
    • Responsabilidade Social
  • PME
  • Oil&Gas
    • LNG
    • Energia
    • Cadeias de Valor
    • Renováveis
    • Petróleo
    • Capital Humano
  • Negócios
    • AgroNegócios
    • Aviação
    • Construção
    • Carreiras
    • Empresas
    • Empreendedorismo
    • Imobiliário
    • Investimento
    • Indústria
    • Infra-Estruturas
    • Turismo
    • Marcas
    • Retalho
  • Mercados
    • Análise
    • Bolsa de Valores
    • Commodities
    • Cotações
    • Crypto
    • Dinheiro
  • Trends
    • AI
    • Tech
    • Ciência
    • FinTechs
    • Inovação
    • New Ways
    • Social Media
    • Sillicon Valley
    • Telecom
    • Sustentabilidade
  • Mundo
    • WorldWide
    • SADC
    • África
    • EUA
    • CPLP
    • China
    • Portugal
    • UE
  • Opinião
  • Lifestyle
    • Trip
    • Design
    • Gadgets
    • DE Luxe
    • Drive
    • Relógios
    • Vinhos
    • Gourmet
    • WildLife
  • Concursos Públicos
  • Privacidade, termos e condições
  • NewsRoom
  • Economia
    • ABC Financeiro
    • Agenda
    • Banca
    • Finanças
    • Desenvolvimento
    • Conservação
    • Seguros
    • Investimento
    • Gestão
    • Responsabilidade Social
  • PME
  • Oil&Gas
    • LNG
    • Energia
    • Cadeias de Valor
    • Renováveis
    • Petróleo
    • Capital Humano
  • Negócios
    • AgroNegócios
    • Aviação
    • Construção
    • Carreiras
    • Empresas
    • Empreendedorismo
    • Imobiliário
    • Investimento
    • Indústria
    • Infra-Estruturas
    • Turismo
    • Marcas
    • Retalho
  • Mercados
    • Análise
    • Bolsa de Valores
    • Commodities
    • Cotações
    • Crypto
    • Dinheiro
  • Trends
    • AI
    • Tech
    • Ciência
    • FinTechs
    • Inovação
    • New Ways
    • Social Media
    • Sillicon Valley
    • Telecom
    • Sustentabilidade
  • Mundo
    • WorldWide
    • SADC
    • África
    • EUA
    • CPLP
    • China
    • Portugal
    • UE
  • Opinião
  • Lifestyle
    • Trip
    • Design
    • Gadgets
    • DE Luxe
    • Drive
    • Relógios
    • Vinhos
    • Gourmet
    • WildLife
  • Concursos Públicos
  • Privacidade, termos e condições
No Result
View All Result
No Result
View All Result

PALOP Celebram a Ciência no Festival FIC.A

19/10/21
in Ciência
Reading Time: 4 mins read
Share on FacebookShare on Whatsapp

Entre 12 a 17 de Outubro os Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Portugal acolheram o primeiro Festival Internacional de Ciência (FIC.A). O evento caracterizado como uma verdadeira celebração da ciência e do conhecimento reuniu os PALOP e Moçambique não quis ficar de fora.  

O objectivo é provar que a ciência chega a todos, independentemente do espaço geográfico. O painel de oradores internacionais mostrou isso, mas foi através do Colégio Tropical que conseguimos ter noção do trabalho que é desenvolvido nos PALOP.

ADVERTISEMENT
 

Entrevistada pela BANTUMEN, Ana Ribeiro, Directora do Colégio Tropical, Investigadora e Professora Convidada da Universidade Eduardo Mondlane, apresentou o Colégio, explicando os projectos desenvolvidos e a forma como a troca de sinergias tem-se revelado um factor agregador para a comunidade científica.

O Colégio Tropical foi criado há cerca de um ano e meio e assume-se como uma “unidade interdisciplinar da Universidade de Lisboa que congrega 14 das 18 Escolas [da Instituição]”. A cooperação com os PALOP surge, segundo Ana Ribeiro, pela “diversidade e quantidade de elementos a trabalharem em assuntos de interesse para as regiões tropicais”. E desengane-se quem pensa que o trabalho é feito apenas na área científica: é verdade que a ciência acaba por estar presente em tudo, mas os projectos desenvolvidos vão da medicina à história.

“O factor agregador é visto como uma mais-valia para responder aos principais desafios das regiões tropicais, alinhando-os com os objectivos de desenvolvimento sustentável”, explica-nos a Investigadora, reforçando o papel da Universidade de Lisboa na cooperação. Não só falamos da “maior Universidade Portuguesa”, detentora de um património científico grande, como falamos de uma Instituição que tem bem presente a sua relação com os PALOP. Além das “ligações históricas”, existe também o “facto de a maior percentagem de alunos internacionais provirem desses países”, factor que reforça a necessidade de o Colégio Tropical apresentar-se de forma inovadora na promoção, desenvolvimento e divulgação de projectos.

 Este é um dos pontos que está na base da criação do Colégio Tropical, ou CTROP como também é conhecido, mas talvez o mais importante seja aquele ao qual não damos a devida importância e que Ana Ribeiro explica: as regiões tropicais e o interesse global.

Para a Investigadora, as regiões tropicais, nas quais estão inseridas grande parte dos PALOP, são “as regiões mais determinantes para o equilíbrio do planeta”, representando cerca de 40% da superfície terrestre e 80% da biodiversidade existente. Apesar destes dois factores, estas regiões são ao mesmo tempo as mais “vulneráveis do planeta”, não pela escassez de recursos, que Ana afirma serem muitos, mas por não existirem mecanismos/estruturas que permitam que as populações tirem partido dos seus recursos naturais.

Estima-se que em 2050, estas regiões venham a representar “mais de 50% da população” e, confirmando-se este cenário, urge responder às adversidades. O CTROP parte da premissa da troca sinergias para se afirmar como uma mais-valia. “Podemos tirar partido das ligações históricas e da língua que nos une para em conjunto tentar responder a alguns desses desafios”, afirma Ana Ribeiro. Produzir conhecimento, partilhar conhecimento e transferir tecnologia, privilegiando a relação win-win são os objectivos principais.

O trabalho é todo feito em conjunto. O conhecimento não é exportado, é partilhado e as equipas são a prova disso. “É nosso lema ter equipas mistas”, afirma Ana acrescentado que a sua equipa é composta atualmente por 50% portugueses, 45% elementos provenientes dos PALOL e 5% outras nacionalidades. Esta parceria implica também a mobilidade de docentes e alunos, reforçando o contato no terreno que depois se vem afirmar útil na criação de publicações conjuntas. No fundo, é “fazer o que já se faz com outros países da Europa”.

E a colaboração tem dado frutos. Foi criado recentemente em parceria com a NOVA SBE o Mestrado em Ciências Tropicais e Gestão, uma iniciativa à qual se juntaram a Universidade de Cabo-Verde, a Universidade Eduardo Mondlane e a Universidade Agostinho Neto, em Angola.

“A maioria [dos alunos formados ao abrigo das parcerias] está filiada em Instituições nos seus países”, afirma. O sonho com a Europa só existe para alguns. Para outros tantos existe motivação “para replicar” e “escrever projectos”. O risco, assume Ana, é sempre “muito grande”. Nem todos os países têm capacidade para investir na área cientifica e neste ponto, a investigadora assume o paralelo com Portugal. Se aqui é difícil, em certos países dos PALOP a dificuldade assume outras dimensões, mas há excepções e a Universidade Eduardo Mondlane é disso exemplo.

Por muito que haja a fazer a por muito investimento que seja necessário, “o salto foi enorme” no que diz respeito à educação e desenvolvimento ao longo do tempo. Para a Docente, a Cooperação Portuguesa “é extremamente relevante” nesta evolução. Não só por ser uma estratégia consertada com os governos locais, mas também por responder às prioridades de cada país sejam elas de segurança, saúde, ou educação superior, sendo que neste último ponto têm sido ao longo dos anos distribuídas Bolsas de Estudos, quer para Licenciaturas, quer para Investigação.

O Colégio Tropical tem como principal objectivo contribuir para a redução das desigualdades entre países, através da promoção do desenvolvimento científico e tecnológico, da inovação e do ensino nas regiões tropicais. Mas para a Direcção do CTROP, não basta desenvolver projectos, é necessário “estar em sintonia” com o meio, daí a organização ter marcado presença no FIC.A.

Subscreva | Subscribe

RECEBA A MELHOR INFORMAÇÃO ECONÓMICA SOBRE MOÇAMBIQUE.
SELECCIONE QUAIS AS NEWSLETTERS QUE PRETENDE RECEBER NO SEU EMAIL

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

close

Subscreva | Subscribe

RECEBA A MELHOR INFORMAÇÃO ECONÓMICA SOBRE MOÇAMBIQUE.
SELECCIONE QUAIS AS NEWSLETTERS QUE PRETENDE RECEBER NO SEU EMAIL

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Tags: ciênciafestivalFIC.AHeadlinepalop
Previous Post

UE Exportou Mais de Mil Milhões de Vacinas e Doou 87 Milhões Através do Mecanismo COVAX

Next Post

Confiança do Sector da Produção Industrial Com Ligeira Diminuição no 3º Trimestre

Related Posts

Covid-19: Cientistas Descobrem Medicamento Molnupiravir Que Elimina Vírus Activo em Três Dias
Ciência

Algoritmo Pode Prever Surto de Covid-19 Com Antecedência de 40 Dias

25/01/23
IA Ajuda a Prever Doentes de Risco Após Cirurgia à Artéria Carótida
AI

IA Ajuda a Prever Doentes de Risco Após Cirurgia à Artéria Carótida

20/01/23
“A uma Escala Nunca Vista”: Custo dos Tratamentos da Covid-19 Aumenta em 80 Países
Ciência

Há Uma Forte Possibilidade de Acabar Com o Frio só Com um Comprimido…

18/01/23
Investigadores Desenvolvem Exame de Sangue Que Identifica Depressão
Ciência

Há Uma Empresa Que Quer Tratar a Depressão Com um “Comprimido Digital”

16/01/23
Utilização de Redes Sociais Pode Afectar Cérebros Dos Adolescentes
Ciência

Utilização de Redes Sociais Pode Afectar Cérebros Dos Adolescentes

11/01/23
Cientistas Criam Sistema Alternativo à Dessalinização Para Transformar Água do Mar em Água Potável
Ciência

Cientistas Criam Sistema Alternativo à Dessalinização Para Transformar Água do Mar em Água Potável

04/01/23
Cientista Quer Criar “Primeiro Ventre Artificial do Mundo”
Ciência

Cientista Quer Criar “Primeiro Ventre Artificial do Mundo”

23/12/22
Nova Tecnologia Microondas Permite “Ver” Através das Paredes
Ciência

Startup Usa IA Para Detectar Doenças Renais

21/12/22
Proibida a Venda de Tabaco a Quem Nasceu Depois de 2009 na Nova Zelândia
Ciência

Proibida a Venda de Tabaco a Quem Nasceu Depois de 2009 na Nova Zelândia

16/12/22
Load More
Next Post
“Sasol Está Obrigada a Criar Emprego e Oportunidades Para Empresas Moçambicanas”

Confiança do Sector da Produção Industrial Com Ligeira Diminuição no 3º Trimestre

advertisement
 

Agenda

Fev 1
10:00 - 11:30

Webinar: Oportunidades de Financiamento do Banco Europeu de Investimentos para as Empresas

Fev 1
10:00 - 12:30

Nampula: Encontro de Apresentação de Oportunidades de Negócios   

Fev 1
1/Fevereiro @ 12:00 - 3/Março @ 12:00

Exposição de Pintura “Murmúrios do Mar”

Fev 2
12:00

Festividades dos 128 Anos de Gwaza Muthini e Festival de Marrabenta 2023

Fev 7
7/Fevereiro @ 12:00 - 8/Fevereiro @ 12:00

Aula Magna Sobre o Novo Código Comercial de Moçambique  

Ver calendário

Newsletter

Receba as Notícias do Dia no Seu Email

Subscreva para receber as Notícias do dia na sua caixa de correio

Acerca do Diário Económico

O Diário Económico é o primeiro portal de Economia e Negócios feito em Moçambique.

© 2019-2022 Diário Economico - Developed by Media 4 Development.
Privacidade, termos e condições

No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • NewsRoom
  • Economia
    • ABC Financeiro
    • Agenda
    • Banca
    • Finanças
    • Desenvolvimento
    • Conservação
    • Seguros
    • Investimento
    • Gestão
    • Responsabilidade Social
  • PME
  • Oil&Gas
    • LNG
    • Energia
    • Cadeias de Valor
    • Renováveis
    • Petróleo
    • Capital Humano
  • Negócios
    • AgroNegócios
    • Aviação
    • Construção
    • Carreiras
    • Empresas
    • Empreendedorismo
    • Imobiliário
    • Investimento
    • Indústria
    • Infra-Estruturas
    • Turismo
    • Marcas
    • Retalho
  • Mercados
    • Análise
    • Bolsa de Valores
    • Commodities
    • Cotações
    • Crypto
    • Dinheiro
  • Trends
    • AI
    • Tech
    • Ciência
    • FinTechs
    • Inovação
    • New Ways
    • Social Media
    • Sillicon Valley
    • Telecom
    • Sustentabilidade
  • Mundo
    • WorldWide
    • SADC
    • África
    • EUA
    • CPLP
    • China
    • Portugal
    • UE
  • Opinião
  • Lifestyle
    • Trip
    • Design
    • Gadgets
    • DE Luxe
    • Drive
    • Relógios
    • Vinhos
    • Gourmet
    • WildLife
  • Concursos Públicos
  • Privacidade, termos e condições

© 2019-2022 Diário Economico - Developed by Media 4 Development.
Privacidade, termos e condições

Welcome Back!

OR

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

OR

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist