A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), anunciou esta segunda-feira, que registou, até ao terceiro trimestre de 2021, uma produção hidro-energética de 10 899,79 GWh, correspondente a 5,5% acima da produção planeada para o período em referência. De acordo com o documento da empresa, a cifra é resultante da disponibilidade de recursos hídricos e de equipamentos de geração e transporte de energia.
“Em relação aos níveis hidrométricos, no final do terceiro trimestre, que coincide com o início da época chuvosa 2021/22, a cota da albufeira situava-se em 324,29 metros acima do nível médio das águas do mar, o que correspondia a um volume útil armazenado de 91,4%. Assim, a HCB em coordenação com ARA-Centro, IP e as demais autoridades de gestão de recursos hídricos, iniciou a condução da cota aos níveis de 320,80 metros aproximadamente, até dia ao 31 de Dezembro de 2021, com vista a garantir a criação da capacidade de encaixe e o cumprimento das normas de exploração da barragem e albufeira de Cahora Bassa”, lê-se no documento.
Entretanto, a empresa garante que no período que se segue, continuará empenhada no alcance da meta anual de produção situada em 14 125,53 GWh, e na implementação de projectos de manutenção e de rentabilização do sistema electroprodutor.