O programa “Eu sou Capaz” é uma iniciativa governamental implementado pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE) através do Instituto Nacional da Juventude.
A iniciativa visa a retenção da rapariga na escola e o seu empoderamento. Espera-se abranger cerca de 600 mil raparigas de todo o país durante nos próximos quatro anos.
“É para nós uma satisfação enorme acolher este evento de grande magnitude, onde vários segmentos da sociedade se juntam para discutir um assunto que é de extrema importância sobre a igualdade e violência do género. Reflectir sobre os preconceitos, estereótipos que constituem barreiras na vida da rapariga”, disse o Governador da Zambézia, Pio Matos, durante o evento de lançamento da iniciativa, que decorreu esta segunda-feira na cidade de Quelimane.
“O programa comtempla diversas componentes, tem a componente de distribuição de uniformes, bicicletas, a componente de mudança de comportamento para manter as crianças nas escolas e o empoderamento das empresas das mulheres”, disse na mesma ocasião, o representante do Banco Mundial em Moçambique, Emre Ozaltin.
Por sua vez, a primeira-dama da República, Isaura Nyusi destacou a importância da educação como forma de empoderamento da rapariga na sociedade.
“Queremos enfatizar o nosso comprometimento para com a causa da rapariga, chamar a atenção a todos sobre a importância de investimento que devemos fazer no desenvolvimento pleno da rapariga, a par dos seus direitos, igualdade de género e do seu empoderamento. Todas as raparigas devem beneficiar da igualdade, do acesso a educação de qualidade, recursos económicos e participação política, bem como a igualdade de oportunidades em termos de emprego, liderança e tomada de decisão à todos os níveis”, disse.