O novo ministro das comunicações da África do Sul disse que a interrupção que aconteceu esta semana das aplicações e serviços do Facebook Inc. é um lembrete de que o Governo pode fazer mais para apoiar o desenvolvimento de plataformas locais de meios de comunicação social.
A criação da Naspers, o Mxit foi uma prova de que as empresas locais podem produzir tecnologia de sucesso com o apoio certo, disse Khumbudzo Ntshavheni. A Mxit tinha 7,4 milhões de assinantes mensais activos em 2013, de acordo com a consultora World Wide Worx, mas entrou em colapso dois anos mais tarde devido à concorrência de empresas como a WhatsApp do Facebook.
“A África do Sul precisa de apoiar os jovens sul-africanos para desenvolver plataformas de social media que utilizamos”, disse o ministro, que foi transferido em Agosto do departamento de desenvolvimento de pequenas empresas. “Não podemos estar dependentes do Ocidente para o nosso ambiente tecnológico, temos de ser nós próprios a impulsionar isto enquanto Nação”.
Os serviços do Facebook, incluindo o WhatsApp e o Instagram, estiveram em baixo durante cerca de seis horas na segunda-feira, excluindo muitos dos seus 2,7 mil milhões de utilizadores globais. O incidente levou a um debate global sobre em que medida as empresas e os indivíduos dependem da empresa de 1 bilião de dólares, – a par do reaviva das críticas de que Zuckerberg e os seus accionistas têm demasiado poder nas suas mãos.
Signal e Telegram, duas aplicações de mensagens privadas, ambas viram os downloads e as inscrições de utilizadores dispararem durante o encerramento. E também o Snapchat foi outro beneficiário, com a sua utilização a aumentar em 20%.
A África do Sul está a trabalhar com a empresa estatal de TI Sita “para encontrar a melhor forma sobre como o Governo pode apoiar iniciativas locais de redes sociais”, disse Ntshavheni.