A empresa mineira MMC Resources Limitada, que se dedica à exploração de ouro, na região de Cassossole, distrito de Macanga, na província de Tete, produziu nos últimos dois anos, cerca de 270 quilogramas deste minério, extraído em duas galerias subterrâneas com profundidades de 120 a 160 metros.
A empresa que iniciou as actividades em meados de Novembro de 2018, abriu várias galerias no subsolo e pretende, nos próximos dois anos, iniciar a extracção de ouro a céu aberto com a projecção de uma produção média anual de 4000 gramas de minério, nos primeiros dois anos.
Segundo o representante da mineradora, Ovídeo Carlos Jamice, o projecto “é economicamente viável e está em conformidade com as projecções”, garantiu assinalando que, desde o início da operação, em impostos, o projecto de exploração de ouro da MMC Resource contribuiu para os cofres do Estado em cerca de 38,5 milhões.
O projecto de exploração de ouro da MMC engloba os distritos de Macanga, Angónia e Tsangano, abrangendo cerca de 150 famílias que beneficiam de actividades de responsabilidade social, nomeadamente, infra-estruturas sociais como escola, unidade sanitária e fontes de abastecimento de água potável bem como de postos de emprego. A empresa conta com 250 trabalhadores, dos quais 80% são jovens nativos.
Estão em curso novas licenças para o alargamento da área de exploração.