O turismo é um dos sectores económicos mais importantes do mundo. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), é responsável por dar emprego a uma em cada dez pessoas em todo o mundo, sendo o principal sustento para centenas de milhões de famílias.
No ano passado sofreu o pior ano desde que há registo, com um decréscimo das chegadas internacionais de 74%. Os destinos mundiais receberam, em 2020, menos mil milhões de chegadas internacionais quando comparado com o ano anterior, devido às restrições de viagens e a uma queda sem precedentes na procura causadas pela Pandemia. A propagação de covid-19 colocou em risco 100 a 120 milhões de empregos directos e ainda segundo o último relatório da OMT, o seu impacto no turismo custará à economia mundial 4 triliões de dólares.
O Dia Mundial do Turismo é celebrado desde 1980 e foi escolhido por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor as directivas que são consideradas como mais marcantes para o turismo global. Porque o turismo é por excelência o sector, que em muitos países, mais poderá contribuir para impulsionar a recuperação e o crescimento económico, este ano a OMT designou o Dia Mundial do Turismo 2021 como um “dia centrado no Turismo para um crescimento inclusivo”. A actividade turistica é um pilar reconhecido por muitos dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a nível mundial, em especial o do combate à pobreza, a igualdade de género, o trabalho digno e crescimento económico e a redução das desigualdades.