O Governo cubano manifestou hoje interesse em impulsionar a cooperação com Moçambique e explorar oportunidades em diferentes áreas.
“Uma das motivações que nos traz até aqui é impulsionar a nossa cooperação em diferentes áreas e explorar oportunidades nas áreas do comércio, agricultura, turismo”, disse Pavel Diaz Hernández, embaixador de Cuba em Moçambique.
O diplomata falava à margem de um encontro com o governador da província de Nampula, no norte de Moçambique.
Na ocasião, o embaixador de Cuba disse que com a visita a Nampula pretendia também avaliar o desempenho dos profissionais de saúde cubanos que se encontram naquela província.
“Na área de saúde, há certamente 45 anos chegaram os primeiros médicos a esta província e hoje temos uma brigada médica importante aqui e que está a trabalhar”, referiu.
Cuba tem-se destacado pelo envio de médicos e enfermeiros para o reforço dos profissionais de saúde em Moçambique. Em Março, o Ministério da Saúde moçambicano anunciou a chegada de uma equipa de 30 profissionais de saúde cubanos para reforçar o país no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus e que era antecedida por uma outra equipa de 14 profissionais que chegaram ao país em Janeiro.