A Internet of Things, também conhecida como IoT, está a transformar a vida das pessoas e das empresas a uma velocidade impressionante. Há cada vez mais objectos inteligentes conectados à internet e, segundo a Gartner, é expectável que esse número atinja os 20 mil milhões em 2020.
A IoT tem um impacto real nas empresas, independentemente do sector de actividade e da sua dimensão – empresários em nome individual, pequenas e médias empresas, ou grandes empresas e sector público. Já é uma realidade até nos negócios mais tradicionais, como o sector vitivinícola. Hoje em dia, no processo da produção de vinho, já é possível monitorizar ramo-a-ramo, enquanto as uvas ainda estão na parra.
É possível ajustar a rega de uma vinha ao segundo, antecipando mudanças repentinas de meteorologia através de alterações detectadas por sensores no terreno. Este e outros exemplos não deixam margem para dúvidas: a adopção de soluções IoT está a transformar radicalmente a forma como as empresas trabalham.
De acordo com o Barómetro de IoT 2019 da Vodacom, 95% das empresas que adoptaram a IoT estão a obter benefícios claros das suas soluções, tais como redução dos custos operacionais, aumento de precisão nos dados recolhidos ou maior produtividade dos seus colaboradores.