A uSky Transport, uma empresa sediada na Bielorrússia, desenvolveu uma funcionalidade inédita que promete resolver o congestionamento recorrente em muitas cidades do mundo: uma rede de cápsulas de transporte de alta velocidade sem motoristas que circulam pelas cidades suspensas por uma faixa de aço.
Enquanto em determinadas cidades o trânsito é combatido com a aposta em trotinetes eléctricas ou semáforos com diferentes sistemas de IA, a empresa decidiu avançar com o projeto e inaugurou uma linha de teste de 400 metros em Sharjah, que faz fronteira com Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Do lado de fora, as cápsulas movidas a electricidade são brancas com brilho, com a parte interior projectada para dar a sensação de uma suíte de primeira classe, incluindo iluminação ambiente, música, lounge e janelas do chão ao tecto. Com duas poltronas acolchoadas e dois assentos rebatíveis, o veículo em teste pode transportar até quatro passageiros.
De acordo com a uSky, uma rede em toda a cidade implementada no seu todo poderia suportar 10.000 passageiros por hora, com veículos capazes de viajar a uma velocidade até 150 quilómetros (93 milhas) por hora, apesar de, por questões de segurança, não poder atingir a sua velocidade máxima na fase de testes.
A empresa explicou que o seu objectivo é libertar as estradas e áreas de terreno que possam ser utilizadas para vegetação e espaços públicos de lazer.
“O nível do solo está completamente saturado e as pessoas estão cansadas dos engarrafamentos. As pessoas estão cansadas das emissões”, justificou Oleg Zaretskiy, CEO da uSky Transport.