Fundada em 2020 por Chikodi Ukaiwe, Joshua Biyere e Seye Bandele, Showlove está a simplificar o processo de pedir, dar e receber presentes e dinheiro, ao mesmo tempo que ajuda as empresas africanas a promover os seus serviços e negócios.
A startup visa criar uma comunidade divertida, ou uma espécie de rede social, para as pessoas partilharem os seus desejos e necessidades, quer com um círculo fechado de pessoas, quer com o público em geral. Além disso, milhares de vendedores, PMEs e hipermercados estão ligados através de APIs.
A Showlove lançou a sua versão beta pública em Dezembro de 2020, permitindo aos utilizadores comprarem vales de oferta electrónicos para os seus entes queridos em várias empresas nigerianas, e entrou agora em funcionamento com uma versão completa do seu produto, que permite às pessoas comprar presentes e ofertas, compilar e partilhar listas de desejos, e enviar ou receber dinheiro, tudo isto apoiado por uma carteira digital.
“Nas nossas vidas pessoais, temos tido dificuldade em saber exactamente o que as pessoas querem quando queremos partilhar presentes com elas aleatoriamente ou nas suas ocasiões especiais. Não existe uma forma real de saber exactamente o que uma pessoa quer sem ter de lhe perguntar directamente, o que arruína toda a experiência”, disse ele.
Usando a funcionalidade da Lista de Desejos de Showlove, os utilizadores podem compilar uma lista de presentes de qualquer lugar na Internet, e partilhar com os seus amigos e familiares – quer directamente, quer através da integração com outros meios de comunicação social. As pessoas podem então ou contribuir para a compra do presente, ou dar-lhes a soma total.
“Antes, as pessoas pagavam presentes utilizando cartões de débito, USSD e transferências bancárias. Agora estamos a introduzir uma carteira que realmente simplifica esse processo, pode basicamente pagar por qualquer coisa ou aceitar pagamentos com a sua carteira. E se comprar presentes não for a sua chávena de chá, pode enviar dinheiro aos seus amigos a custo zero”, disse Ukaiwe.