A Ncondezi Energy espera assinar um contrato com a China Machinery Engineering Corp (CMEC) para o projecto de 300MW da central eléctrica a carvão na província de Tete durante o segundo semestre do presente ano.
Foi acordada uma data para a assinatura com a CMEC, disse a empresa cotada na Bolsa de Londres. A Ncondezi acrescenta que uma série de propostas de financiamento estão também a ser consideradas para assegurar que seja adequadamente capitalizada para completar a fase seguinte do projecto de eliminação de riscos.
“A empresa continua confiante nos fortes méritos do projecto Ncondezi, que incluem um enfoque no fornecimento de energia a preços competitivos, tanto em Moçambique como em toda a região, em combinação com a utilização das mais recentes tecnologias de controlo de emissões para minimizar o impacto da fábrica no ambiente e assegurar o cumprimento das mais rigorosas normas de emissões”, disse o Director Executivo da Ncondezi, Hanno Pengilly.
“Esta confiança é reforçada pelo acordo de uma data alvo de assinatura com a CMEC para o contrato EPC da central durante o terceiro trimestre de 2021, que é o principal contrato de construção do projecto e representará um evento de desarranque material.
Apesar do atraso do projecto, a empresa, “com o apoio contínuo da CMEC, tem trabalhado para assegurar que o projecto esteja devidamente posicionado para o sucesso.”!
“Os bloqueios covid-19 e o escrutínio crescente da fundamentação para a produção de energia a partir de novos combustíveis fósseis apresentaram desafios acrescidos este ano, contudo a empresa acredita que o projecto está suficientemente avançado e tem o apoio necessário para os navegar eficazmente e desbloquear valor através da entrega de marcos-chave antes do final do ano”, disse ele.
Em Julho de 2019, Ncondezi assinou um acordo de desenvolvimento conjunto com a CMEC e o parceiro tecnológico General Electric (NYSE:GE).
“A CMEC continua empenhada em trabalhar com Ncondezi para fazer avançar o projecto, e continua a progredir o seu processo de investimento interno e o seu envolvimento com o governo chinês e instituições financeiras”, disse o director do projecto CMEC, Zhang Daguang.
Para além do EPC para a central, a empresa construirá uma linha de transmissão para ligar a central à rede, que será transferida para a empresa nacional Electricidade de Moçambique (EDM) após a sua conclusão.
A exploração comercial do projecto de mina de carvão e central térmica com 300 megawatts de potência em Tete, província central do país, está prevista para início de 2023.
De referir que em Junho, a empresa realçou que tinha concluído a construção de painéis solares e que os pacotes de baterias e inversores Tesla estavam no local e a instalação estava em construção. Ncondezi pretende produzir 600MWh de energia por ano e tem um acordo de 15 anos de exploração e receitas contratadas de mais de 3,1 milhões de libras ao longo da vida do projecto.