A Vodacom Egipto e a Microsoft assinaram um Memorando de Entendimento com o objectivo de promover as competências digitais entre os jovens egípcios.
Esta colaboração reúne a plataforma Begin da Vodafone e a iniciativa Tawar w Ghayar da Microsoft para ajudar empreendedores, startups, e freelancers a encontrar emprego e talento online, especialmente no rescaldo do surto do coronavírus.
A plataforma Begin liga empresários egípcios do mercado de trabalho a proprietários de PMEs, permitindo-lhes localizar postos de trabalho e encontrar empregados enquanto trabalham inteiramente online.
O objectivo desta plataforma, neste momento crítico da expansão do covid-19, é proporcionar mais oportunidades de emprego aos jovens e facilitar a colaboração entre proprietários de empresas, freelancers e profissionais independentes.
Este Memorando de Entendimento pretende desenvolver a colaboração entre as duas partes a fim de ajudar os jovens a obter trabalho e a aprender as competências digitais necessárias para ter sucesso no mercado de trabalho actual.
Como resultado, a economia digital irá expandir-se e a emergência de uma sociedade digital irá acelerar, permitindo aos jovens desenvolver as suas competências e capacidades e aplicá-las à sua sociedade.
Os recém-licenciados, estudantes universitários, cidadãos desempregados, mulheres e pessoas com deficiência podem todos beneficiar das perspectivas de trabalho por conta própria do Memorando de Entendimento.
“A Microsoft acredita na necessidade de aumentar as competências dos jovens e melhorar as suas capacidades digitais no mercado de trabalho competitivo, para impulsionar a transformação digital no Egipto em direcção a uma economia digital baseada no conhecimento”, disse Mirna Arif, Directora Geral da Microsoft no Egipto. A tecnologia é um aspecto vital do actual local de trabalho, e as empresas requerem pessoas que possam trabalhar com novas tecnologias de forma regular.
“O trabalho independente está a tornar-se cada vez mais popular entre os jovens como meio de obter emprego com maior flexibilidade e vantagens, especialmente após o covid-19″, declarou Arif. Está também a ajudar a promover o desenvolvimento económico do país, permitindo aos freelancers encontrar emprego online e colaborar com as empresas à distância. Ao estabelecer relações com o governo e organizações do sector privado para apoiar os jovens e fornecer-lhes as competências necessárias para competir no mercado de trabalho actual, a Microsoft Egipto está a dar um contributo vital para este movimento”.
O programa Tawar w Ghayar da Microsoft visa criar parcerias estratégicas no Egipto para equipar os jovens com competências digitais, permitindo-lhes inovar e criar utilizando tecnologia.
Em 2013, a Microsoft, em colaboração com o Ministério das Comunicações e o Ministério da Juventude e do Desporto, lançou a iniciativa Tawar w Ghayar para fornecer um programa abrangente, incluindo formação, capacitação e oportunidades de emprego, para colmatar a lacuna entre as necessidades do mercado de trabalho e as competências dos jovens.
“A Vodacom Egipto está a concentrar-se em oferecer possibilidades de emprego para jovens e PMEs”, disse Mohamed Abdallah, CEO da Vodafone Egipto. Eles são, na nossa opinião, a pedra angular do crescimento económico e o principal motor da transformação digital no Egipto”. Como resultado, criámos a plataforma Begin para ajudar as crianças, que representam mais de 3.000 freelancers no site, a desenvolver as suas capacidades digitais e a encontrar novas possibilidades de emprego. A Vodafone está a oferecer um desconto de 50% em Begin pelo primeiro projecto apresentado na plataforma para inspirar e ajudar empresários e jovens proprietários de empresas”.
“Estamos sempre à procura de novas parcerias e colaborações para ajudar o Egipto a desenvolver e ajudar a sua transformação digital e realizar a sua visão para 2030 de desenvolver um Egipto digital”, acrescentou ele. O início será também promovido entre os cursos de licenciatura e de formação de professores da Microsoft para ajudar os freelancers a encontrar trabalho. A Microsoft também anunciou a Vodafone e Begin como parceiros estratégicos na sua plataforma de e-learning online Tawar w Ghayar, que pretende ensinar aos adolescentes competências digitais e freelance”.
Além disso, a Vodafone Egypt está a cooperar com a Microsoft para promover a plataforma Begin como uma componente chave do esforço de trabalho freelance da Microsoft.
Depois de cumprir o contracto de trabalho freelance com a Vodafone, é também responsável por todo o material de marketing, cobertura mediática, actividades promocionais, e pela atribuição de certificados comunitários da Microsoft.
Estes certificados de conclusão ajudarão os freelancers a encontrar trabalho com PMEs e start-ups, bem como a fornecer à Vocom os relatórios relevantes sobre os indivíduos que prepararam os cursos, o número de cursos frequentados, e o número de licenciados.