O Gabinete de Reconstrução Pós-Ciclones (GREPOC) garantiu a disponibilidade de 71 milhões de dólares para a reabilitação de infra-estruturas destruídas pelo ciclone Kenneth na província de Cabo Delgado.
O valor é fruto da mobilização feita pelo Gabinete de Reconstrução Pós-Ciclones (GREPOC). O montante representa 31% do orçamento estimado em 224 milhões de dólares.
“Estamos a dizer que, de uma forma global, teríamos já garantido 31% dos recursos. Ainda existe um défice, não só para o programa geral de reconstrução, mas também para Cabo Delgado”, disse a Coordenadora de Projectos do GREPOC, Nádia Adriano, no decurso do primeiro fórum provincial de coordenação intersectorial esta segunda-feira (16.08.21) na cidade de Pemba.
“Para a província de Cabo Delgado nós temos aproximadamente mobilizados 71 milhões de dólares, mas a nossa necessidade é maior e aponta para os 224 milhões de dólares”.
No total, 20 infra-estruturas públicas serão intervencionadas, na ilha do Ibo, no distrito de Macomia e na cidade de Pemba. Do valor anunciado, 20 milhões de dólares serão destinados ao sector privado, sendo que 15 milhões são para empréstimo e os restantes cinco milhões de subvenção.
O evento extremo jamais visto nos últimos 20 anos em Cabo Delgado, além de destruir infra-estruturas públicas e privadas, afectou, igualmente, pouco mais de 35 mil famílias.