Lançado em Setembro de 2020, o My Car Guide, com sede em Joanesburgo, visa ajudar a cortar intermediários, reduzindo assim custos e poupando tempo.
“Também pretendemos tornar-nos uma cadeia de valor de serviços digitais completa onde fornecemos guias digitais de reparação, serviços baseados na localização, finanças em linha, serviços de assistência rodoviária, seguros e uma plataforma social para a comunidade automóvel partilhar as suas experiências”, disse o fundador Innocent Matlala.
Matlala disse ter lançado o My Car Guide, que está disponível na web e na aplicação móvel, porque viu que os proprietários de pequenas empresas tinham dificuldade em aceder aos fabricantes e grossistas, o que lhes dificultava o arranque ou o crescimento do seu negócio automóvel.
“Os consumidores, por outro lado, estão sempre a comparar preços; não conseguem encontrar certos produtos porque foram descontinuados pelas lojas de retalho; não têm dinheiro para arranjar os seus carros, por isso procuram financiamento”, disse ele.
“My Car Guide fornecerá uma plataforma para resolver todos estes problemas, onde consumidores e proprietários de pequenas empresas se encontram com fabricantes e grossistas”.
Matlala disse que neste momento é auto-financiado, e que a falta de investimento é o maior obstáculo para levar o seu negócio para o nível seguinte. No entanto, ele acredita que o My Car Guide é o único mercado digital automóvel na África do Sul, e diz ter tido até agora cerca de 500 downloads de aplicações e um número semelhante de consultas de produtos.
“Também conseguimos estabelecer uma parceria com um grossista, e estamos em conversações com mais”, disse Matlala.
“Planeamos expandir-nos para camiões, motociclos e maquinaria mineira. Também planeamos trabalhar com oficinas de serviços, lavagens móveis de automóveis, e financiamento online para permitir aos consumidores reservar serviços online ou reservar uma lavagem de automóveis ou solicitar financiamento em apenas alguns minutos”.
My Car Guide planeia adicionar uma percentagem de marcação de cerca de 15-20 por cento nos preços dos produtos, com base na concorrência do grossista. Matlala disse que também planeia introduzir subscrições, compras e publicidade quando o negócio ganhar mais tracção.