A cerca de 30 km de Dacar, capital do Senegal, famosa por dar nome ao rali mais famoso do mundo, fica um lago que impressiona por seu tom de rosa. Com uma área de aproximadamente 3 km, o Retba tem uma alta concentração de sal e abriga uma microalga capaz de viver neste ambiente. Elas são as responsáveis pelo tom cor-de-rosa das águas porque produzem um pigmento dessa tonalidade, que absorve e utiliza a luz do Sol para criar energia, tingindo o lago.
A concentração de sal do Retba é semelhante à do Mar Morto e chega a 40% em alguns pontos. A alta presença do mineral na água leva ao acumulo em suas margens, que é recolhido pelos trabalhadores locais para comercialização. A Austrália tem um lago com coloração semelhante. O Hillier fica no arquipélago de Recherche, tem um tom de rosa impressionante, assim como o Retba, e também registra acumulo de sal em suas margens. Ao contrário do lago senegalês, não se sabe ao certo a que se deve a cor do australiano, mas cientistas acreditam que seja em razão de uma bactéria que vive nas crostas de sal.
O lago é a fonte de rendimento para muitas famílias senegalesas através da extracção do sal. Para se protegerem das águas salgadas, os trabalhadores cobrem a sua pele com manteiga de carité.