A entrada em vigor no país da selagem electrónica e rastreio de carga mostra-se importante para o cumprimento das obrigações fiscais e para alerta de acidentes que envolvem carga contentorizada, transportada via rodoviária e ferroviária.
De acordo com o coordenador regional da empresa responsável pela operacionalização do sistema de selagem electrónica, Michael Chissico, o mecanismo, para além de ser importante no combate ao contrabando, também funciona como meio de monitoria e controlo do sistema de transporte, com vista a evitar acidentes.
“A selagem de mercadorias em trânsito é importante não só para evitar o descaminho e contrabando de mercadorias, como também para mitigar acidentes rodoviários pois, com a selagem electrónica, o Centro de Monitoramento Centralizado rastreia e monitora em tempo real a velocidade, paragens proibidas e outros dados que possam evitar o derramamento de sangue nas nossas estradas”, disse a fonte .
Refira-se que, desde a introdução do sistema de selagem electrónica no país, já foram reportados várias tentativas de furto, desvio, acidentes ou contrabando de mercadorias, o que permitiu a actuação das Equipas de Resposta Rápida (ERR), compostas por operativos das Alfândegas de Moçambique.
A intervenção desta unidade das Alfândegas é accionada em resposta ao alerta de rastreio e monitoramento em tempo real feito a partir de uma central de comando que funciona 24 horas por dia, designada Centro de Monitoramento Centralizado.