A UniLúrio Business School, em Nampula, capacita jovens estudantes em matéria de agronegócio através do “Projecto Estágio Inovador” que testou uma nova abordagem de estágios direcionado ao meio agrícola rural.
O programa iniciou em 2019 visando despertar o interesse dos formandos no sector agrícola e abrangeu um total de 16 estudantes finalistas dos cursos de licenciatura em Economia e Gestão Empresarial e de Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria. Destes, oito são do sexo feminino.
Durante esse período, os estudantes foram alocados em 10 empresas agrícolas, entre pequenas e médias, nos distritos de Ribauè e Malema, na província de Nampula, e Cuamba, na província do Niassa, para dar aos formandos experiência prática e habilidades relevantes para o trabalho no agronegócio, através do seu conhecimento adquirido na universidade.
“O desenvolvimento do sector agrícola competitivo e inclusivo para os pequenos produtores depende de uma força laboral qualificada e inovativa que as universidades devem preparar”, justificou a criação do projecto, o Director da UniLúrio Business School, Fidel Bilika, em entrevista ao DE.
“As actividades de extensão universitária permitem que o estudante tenha contacto com a realidade do mercado e desenvolva competências-chave para a sua empregabilidade”, prosseguiu a fonte.
O projecto, orçado em 60 mil dólares (mais de 3,7 milhões de meticais), foi co-financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e pela UniLúrio. “Um dos maiores desafios deste tipo de inovações consiste na sua adopção ou aceitação por parte das empresas, uma vez que no início acarreta investimentos principalmente na satisfação de cliente e desenvolvimento de relações com comunidades rurais”.
Com vista a atrair mais empresas a adoptarem este tipo de inovação, a UniLúrio Business School vai partilhar os resultados do programa com o sector privado. O evento terá lugar esta sexta-feira, no Auditório do Campus Universitário em Nampula.