Um novo estudo publicado na revista Science Advances apresenta as últimas investigações que demonstram a potencial eficácia de uma vacina contra o covid-19. Esta que é uma das várias em desenvolvimento concebida para ser administrada através de um spray nasal, ou seja, inalável
Agora, está a ser testado um pequeno número de vacinas inaláveis contra o covid-19 em humanos. No início de 2021, investigadores da Oxford University iniciaram a Fase 1 dos testes em humanos para uma versão em spray nasal da sua vacina, a AstraZeneca.
Uma das investigadoras responsáveis pelos testes, Sandy Douglas, diz que estão, nesta fase, a estudar o perfil de segurança do spray nasal em voluntários jovens e saudáveis. Além disso, acrescenta que “há uma variedade de pessoas que acharão um sistema de entrega intranasal mais atractivo”, do que as actuais injecções. Portanto, poderá motivas as pessoas a vacinarem-se.
Actualmente, embora existam cerca de sete vacinas intranasais contra o covid-19 em fase inicial de testes em humanos, não é claro que este método será eficaz contra o SARS-CoV-2.