O Governo dos Estados Unidos da América (EUA) disponibilizou um total de 600 mil dólares para a aquisição de equipamento médico para apoiar a resposta ao covid-19 em Moçambique, indicou hoje uma nota oficial.
“Estes materiais incluem equipamento de monitorização de oxigénio, equipamento de protecção pessoal”, referiu a nota da embaixada norte-americana em Maputo.
O equipamento, entregue às autoridades na segunda-feira, será usado em unidades de saúde da província de Tete e cidade de Maputo.
“Estes fornecimentos médicos irão assegurar que médicos, enfermeiros e outras equipas de saúde tenham mais flexibilidade no tratamento de pacientes gravemente afetados pelo covid-19 e com necessidades específicas, tais como oxigénio”, disse Martin McLaughlin, director interino da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), citado no documento.
Além de equipamento médico, o montante disponibilizado vai apoiar o Ministério da Saúde na contratação de pessoal médico adicional.
Dados da embaixada norte-americana em Maputo indicam que os EUA já disponibilizaram quase 33 milhões de dólares para reforçar a resposta do Governo face ao covid-19.