A Liquid Technologies (www.Liquid.Tech) e o Facebook anunciaram uma parceria para a construção de uma extensa rede de fibra de longa distância na República Democrática do Congo (RDC) que deverá melhorar o acesso à Internet para mais de 30 milhões de pessoas e ajudar a satisfazer a crescente procura de conectividade regional em toda a África Central.
O Facebook irá investir na construção da rede de fibra e apoiar o planeamento. A Liquid Technologies será proprietária, construirá, operará a rede e irá fornecer serviços grossistas aos operadores de redes móveis e aos fornecedores de serviços de Internet.
A rede ajudará a criar um corredor digital desde o Oceano Atlântico através da floresta tropical do Congo, a segunda maior floresta tropical depois da Amazónia, até à África Oriental, e até ao Oceano Índico. A Liquid Technologies está a trabalhar no corredor digital há mais de dois anos, que chega agora à RDC Central. Este corredor ligará a RDC aos países vizinhos, incluindo Angola, Congo Brazzaville, Ruanda, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.
“Esta é uma das construções de fibra mais difíceis alguma vez realizadas, atravessando mais de 2.000 quilómetros de alguns dos terrenos mais difíceis do mundo” disse Nic Rudnick, CEO do Grupo de Tecnologias Inteligentes Líquidas. “A Liquid Technologies e o Facebook têm uma missão comum de fornecer infra-estruturas acessíveis para colmatar as lacunas de conectividade, e acreditamos que o nosso trabalho em conjunto terá um impacto tremendo na acessibilidade da Internet em toda a região”.
“Esta fibra construída com Liquid Technologies é um dos projectos mais excitantes em que temos trabalhado”, disse Ibrahima Ba, Director de Investimentos de Rede, Mercados Emergentes no Facebook. “Sabemos que a instalação de fibra nesta região não é fácil, mas é uma parte crucial do alargamento do acesso à banda larga a áreas sub-conectadas”. Estamos ansiosos por ver como a nossa fibra irá ajudar a aumentar a disponibilidade e melhorar a acessibilidade dos preços da Internet de alta qualidade na RDC”.