Em comunicado emitido aos meios de comunicação e assinada por Tomaz Salomão, PCA do Standard Bank Moçambique, o banco apela “à calma dos seus clientes” em relação à decisão do Banco de Moçambique, que decidiu esta quarta-feira suspender todas as actividades do Mercado Cambial Interbancário (MCI) do Standard Bank sem referir as causas da deliberação.
O banco sul-africano, uma das principais instituições financeiras nacionais, confirma ter sido “formalmente notificado esta quarta-feira, 23 de Junho, pelo Banco de Moçambique, de três processos de contravenção, contra si e dois dos seus colaboradores, para os quais vai responder dentro dos 10 dias, conforme estipulado pelo Banco Central”.
O banco com forte influência no mercado cambial onde tem uma quota de 45% a 50%, não explica, contudo e de forma aprofundada os detalhes da deliberação do Banco de Moçambique nem os efeitos desta medida junto dos clientes, mas garante estar em contacto com o banco central. “De momento, o Standard Bank está a interagir com o Banco Central para obter mais detalhes, de modo a melhor aconselhar e proteger os interesses dos seus clientes e parceiros de negócios. Aos clientes, parceiros e público em geral, o Standard Bank assegura que vai envidar todos os esforços para a clarificação e resolução deste assunto”, lê-se no comunicado.