O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou ontem a nomeação do moçambicano Bernardo Mariano Jr. como Chefe de Tecnologia de Informação (CITO), Secretário-Geral Adjunto, Gabinete de Tecnologia de Informação e Comunicação na Sede das Nações Unidas em Nova Iorque.
Bernardo Mariano tem 28 anos de experiência no seio do sistema das Nações Unidas e de organizações internacionais, mais recentemente como Chefe de Informação e Director para a Saúde Digital e Inovação na Organização Mundial de Saúde (OMS), onde liderou a jornada de transformação digital da organização, onde contribuiu para impulsionar as tecnologias digitais.
Com uma carreira iniciada em 1993 na Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Moçambique, na qual Bernardo Mariano continuou com a OIM no Haiti, Mali, Angola, Quénia, Kosovo e África do Sul, para além de Genebra, Suíça, antes de se juntar à OMS em 2018.
Foi Conselheiro Regional Sénior da OIM para a África Subsaariana (2017-2018), Director Regional para a África Austral (2009-2015) e Director de Informação da OIM (2015-2017, 2002-2011), tendo defendido iniciativas de transformação empresarial, desenvolveu sistemas de operação e gestão, sistemas de Planeamento de Recursos Empresariais, tecnologias de informação, gestão de projectos e infra-estruturas de rede.
Bernardo Mariano tem um Mestrado em Gestão Global pela Universidade de Salford (Reino Unido), e um Bacharelato em Engenharia Eléctrica pela Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique.