O Absa Bank Moçambique está a preparar uma estratégia para o fortalecimento e sustentabilidade das Pequenas e Médias Empresas (PME) nacionais com vista a na retoma da economia no período pós-Covid-19.
Segundo o director da Banca de Retalho e Negócios do Banco, Pedro Carvalho, a ideia é trabalhar com várias instituições, incluindo entidades multilaterais, como o Banco Mundial, para encontrar modelos que permitam efectivamente o desenvolvimento da economia doméstica.
Carvalho refere que os bancos têm um papel importante na condução desse desenvolvimento económico, mas ressalta a necessidade de adopção de um modelo altamente colaborativo entre diversas entidades, para o alcance desse desiderato.
“Nós temos que garantir que os agentes políticos, económicos e sociais trabalhem de forma articulada, evoluindo de um modelo que era altamente competitivo para um modelo que se quer agora colaborativo”, anuiu o gestor, sublinhando que esta parceria tem que ser alargada ao governo, às entidades multilaterais e a todos os agentes da economia.
De acordo com o gestor do Absa Bank Moçambique, a retoma da economia vai passar por continuar a disponibilizar produtos e serviços à medida de cada cliente e que lhe permita igualmente aproveitar das novas oportunidades.