A Table Mountain, ou Montanha da Mesa, é uma grande montanha localizada na região central de Cape Town, na África do Sul, com uma peculiar característica de ter o seu topo num formato achatado, formando planalto com cerca de 3 km de extensão e cercado por grandes penhascos.
Facilmente visível de qualquer ponto da Cidade do Cabo, é uma das atracções turísticas mais visitadas do continente africano. A montanha recebe este nome pois com frequência um fenómeno climático que envolve correntes de ar gelado forma um tipo de nuvem branca muito fina, que fica estacionada sobre a montanha. Pelo seu formato, a nuvem é conhecida como “toalha”, por isso o nome “Montanha da Mesa”.
A Table Mountain (cujo topo tem forma de mesa) ergue-se muito acima do horizonte da Cidade do Cabo: em 2011, a montanha foi proclamada uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. Através dos séculos, a montanha exerceu uma atracção mágica sobre aqueles que desejam alcançar seu topo. Antes da inauguração do rápido teleférico, a subida até o topo era bastante difícil.
Em 1503, o explorador português António de Saldanha escalou-a até o topo e chamou a montanha de Tábua do Cabo, isto é, Mesa do Cabo. O tabuleiro tem quase 3 quilómetros de comprimento, flanqueado a leste por Devil’s Peak (Monte do Diabo) e, a oeste, por Lion’s Head (Cabeça de Leão). O ponto culminante da montanha é McLear’s Beacon, com 1.086 metros.
Conhecer o topo da montanha e desfrutar o visual incrível que se tem lá de cima é um passeio obrigatório para quem vai visitar a cidade.
Veja a seguir, a nossa galeria de imagens…