Um concurso que visa desenvolver uma plataforma de comercialização “online” de produtos agrícolas para vendedores dos mercados da cidade de Maputo foi lançado há dias no Espaço de Inovação, da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).
Denominada Hacking Marketplace, a competição vai envolver equipas de jovens programadores e designers, com o auxílio de uma equipa de mentores e outros profissionais, que irão participar numa maratona de programação de 72 horas.
O evento está inserido num programa financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e é implementado pelo Espaço de Inovação da UEM, em parceria com o Conselho Municipal da cidade Maputo, Associação Nacional dos Municípios de Moçambique e a Comissão de Vendedores dos Mercados.
Na abertura do evento, que decorreu via Zoom, Cristino López, representante do PNUD, afirmou que a actividade está inserida no leque de estratégias deste organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) para dar resposta ao impacto da pandemia da Covid-19, através da transformação digital.
Aos concorrentes, López afirmou tratar-se de uma oportunidade única para, através da inovação e criatividade, ajudarem os cidadãos a terem acesso a melhores serviços de vendas “online” de produtos agrícolas. “Vocês como jovens vão ter de procurar soluções para que o mercado possa oferecer produtos de qualidade ao cidadão”, disse.
A equipa vencedora receberá um prémio monetário de 200 mil meticais
Por sua vez, o gestor do Espaço de Inovação, António Moraes, explicou que concorrem no certame 50 equipas, das quais 10 serão seleccionadas para a fase seguinte. Cada grupo é constituído por um desenvolvedor, designer e um gestor de negócios.
Falando em representação do Conselho Municipal, César Cunguara anotou que a plataforma irá contribuir para expor as potencialidades dos produtos agrícolas a serem comercializados. Cunguara afirmou esperar que a aplicação vencedora seja acessível e de fácil utilização, atendendo ao perfil do vendedor moçambicano, e que posteriormente possa cobrir os 63 mercados da capital do país.
Após a selecção da equipa vencedora, seguir-se-á um período de acompanhamento e mentoria até 30 de Junho, com vista ao aprimoramento da aplicação. A equipa vencedora receberá um prémio monetário de 200 mil meticais.