O Banco Mundial aprovou uma doação financeira de 100 milhões de dólares da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) para um projecto do Governo moçambicano de apoio a empresas do país, anunciou hoje em comunicado.
O projecto intitulado Ligações para a Diversificação Económica pretende apoiar micro, pequenas e médias empresas a serem fornecedoras de empresas de maior dimensão, explicou o BM.
O apoio pretende ainda servir as cidades em crescimento no centro e norte de Moçambique, “promovendo assim ligações e diversificação económica”, acrescenta.
“O crescimento de Moçambique tem sido impulsionado por Investimento Directo Estrangeiro (FDI) em indústrias de capital intensivo, o que não se traduz em níveis adequados de criação de empregos”, explicou no comunicado Idah Z. Pswarayi-Riddihough, directora do BM para Moçambique.
Apoiar as empresas de menor dimensão “é um fator chave de diversificação económica, criação de empregos, crescimento inclusivo e mitigação de fragilidades. Este é precisamente o objectivo deste projecto”, concluiu.
As áreas geográficas prioritárias do projecto incluem as províncias de Cabo Delgado, Nampula e Tete, “onde as taxas de pobreza são altas e as oportunidades de ligações económicas são significativas”.
O BM nota que a operação está alinhada com “o novo enfoque de prevenção de conflitos e construção de resiliência das actividades do Banco Mundial em Moçambique”.
O novo apoio surge depois de o Banco Mundial ter anunciado em Abril um apoio de 800 milhões de dólares para Cabo Delgado em articulação com a Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) – que por sua vez disse esperar mais 300 milhões adicionais, totalizando 1,1 mil milhões para a apoio de emergência e ao desenvolvimento daquela região.