A Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, e o seu homólogo queniano Uhuru Kenyatta, assinaram um acordo para começar a trabalhar num gasoduto que vai ligar Dar es Salaam e Mombaça. Numa conferência de imprensa conjunta em Nairobi disseram ter concordado em construir mais infra-estruturas de interligação, começando com um gasoduto e estradas. O que, faz parte de um projecto a longo prazo de partilha de recursos energéticos.
O Memorando de Entendimento sobre Cooperação no Transporte de Gás Natural significa que os respectivos Ministros da Energia podem começar a negociar o projecto, o custo e outras necessidades logísticas para o gasoduto a ser construído. Isto irá melhorar a “suficiência energética” com o Quénia interessado em importar gás da nascente fábrica da Tanzânia.
“Trata-se de um projecto a longo prazo e estamos gratos por hoje termos assinado um acordo e o que resta é a sua implementação. Acordámos na necessidade de facilitar o transporte de recursos energéticos chave e chegámos a um acordo sobre o transporte de gás. O que precisamos de fazer agora é começar a implementar o projecto do gasoduto Dar es Salaam-Mombaça”, disse o presidente Suluhu Hassan.
O Presidente Kenyatta disse que os dois países também concordaram em reforçar a sua conectividade através de novas estradas, aviação e transporte marítimo, com o objectivo de impulsionar o crescimento económico.
“Reforçaremos o transporte aéreo, ferroviário, marítimo e lacustre, assim como o rodoviário. Também discutimos a necessidade de acelerar a construção da estrada Malindi-Lungalunga-Bagamoyo para facilitar a circulação de bens e pessoas”, disse ele.
“Também concordamos que iremos trabalhar na retomada dos serviços de transporte no Lago Vitória, que foram úteis na circulação de pessoas e bens de Jinja para Kisumu e para Mwanza e Bukoba”, acrescentou o presidente Kenyatta.