A DP World, um operador de soluções integradas e integrais de logística, anunciou ter concluído a primeira importação por trânsito terrestre através do porto DP World de Maputo para a DP World Komatipoort, na África do Sul.
De acordo com Christian Roeder, Director Executivo da DP World Maputo, “a instalação em Komatipoort de um depósito de contentores alfandegados é um “marco disruptivo” para o corredor de Maputo. O êxito deste teste representa mais um passo para a DP World na via para proporcionar uma experiência mais económica, intuitiva e eficiente aos nossos clientes locais, contribuindo também para a melhoria das ligações comerciais entre os países da região da África Austral”, salientou.
O porto de Maputo pode ser agora utilizado como porta de entrada para África do Sul através da DP World Komatipoort. As importações internacionais em contentores desembarcados no porto de Maputo e com destino ao interior da África do Sul podem agora ser transferidas sob fiança para Komatipoort, onde é fornecido o desalfandegamento completo e preparadas para entrega em toda a África do Sul.
Actualmente, 69% das importações marítimas na África do Sul ocorrem através do Porto de Durban. Agora, os clientes locais têm a opção de considerar o uso do porto de Maputo como porta de entrada para o transporte da sua carga internacional para Komatipoort – onde pode ser desalfandegada de “forma mais fácil e eficiente” para clientes baseados em Gauteng e arredores.
De acordo com um comunicado da empresa, “embora o custo desse serviço seja variável consoante o utilizador, estima-se que seja equivalente, ou mais barato, em comparação com a rota tradicional através de Durban, principalmente para quem se encontra na zona norte do país”.