As bolsas europeias devem abrir em terreno ligeiramente negativo, numa altura em que aumentam os receios dos investidores com o avanço do covid-19 em várias regiões do globo, bem como as pressões inflacionistas.
O setor tecnológico é o mais penalizado com este cenário, pelo que foram ontem as tecnológicas a pressionar em baixa os índices norte-americanos, dando o mote para a tendência negativa também na pré-abertura das praças europeias, embora os futuros sobre o Euro Stoxx 50 estejam a negociar na linha de água. Os futuros sobre o S&P500 caem 0,2%.
O presidente da Reserva Federal dos EUA, Jerome Powell, disse na segunda-feira que o outlook económico melhorou, mas está a avançar de forma mais lenta para os trabalhadores com rendimentos mais baixos, assinalando a necessidade de suporte contínuo dos responsáveis de política monetária.
A pandemia do Covid-19 teve efeitos nefastos sobre os trabalhadores, sobretudo mulheres, de minorias, disse Powell, citando resultados de uma sondagem da Fed que será divulgada no final deste mês.