Quando o assunto é empreendedorismo, a idade não é importante. A revista americana Inc. realizou uma pesquisa que envolveu mais de trinta empreendedores entre os 50 e os 70 anos de idade, para perceber as vantagens que levam as pessoas a optar por um negócio próprio nesta fase da vida.
Estas são as seis principais mais-valias deste tipo de empreendedorismo, identificadas neste estudo.
- Maior propensão ao risco
Os resultados da pesquisa levaram a concluir que os empreendedores com mais de 50 anos estão menos preocupados com a segurança financeira das suas famílias, que já se encontram bem estruturadas. Isso tem como consequência uma maior propensão ao risco, principalmente se o que tiver levado à decisão pelo empreendedorismo tiver sido uma situação de desemprego.
- A ambição não tem idade
A idade é apenas um número, e a ambição não diminui com a passagem do tempo. Mesmo aquelas pessoas que têm situações financeiras confortáveis sentem a necessidade de trabalhar e de empreender. Nestes casos, o empreendedorismo surge como uma forma de realização profissional, diversão, complemento à reforma ou, simplesmente, para se manter activo.
- A idade impõe respeito
Os inquiridos para a realização deste estudo afirmaram que a idade não se apresenta como um obstáculo no momento de negociar. Pelo contrário, a experiência profissional adquirida representa uma vantagem que motiva a confiança dos potenciais clientes ou parceiros. Os mesmos inquiridos revelam que os seus interlocutores demonstram maior simpatia e respeito quando estão perante alguém com uma idade mais avançada.
- Valorização dos mais jovens
Os empreendedores com mais de 50 anos, que cresceram num ambiente menos tecnológico do que o actual, conhecem as suas limitações e identificam como uma vantagem a oportunidade de trabalhar e aprender com pessoas mais jovens.
- O acumular da experiência
Numa análise simplista, poder-se-ia dizer que empreender aos 50 faz mais sentido do que fazê-lo aos 20. Isto, porque existe uma experiência acumulada de décadas que pode ser utilizada na criação de um novo negócio. É possível antever de forma mais credível o que pode ou não resultar no mercado, bem como antecipar riscos desnecessários.
- Conhecem melhor um mercado apetecível
O mercado das pessoas com mais de 50 anos é hoje altamente apetecível para as empresas, e quem melhor do que o próprio público-alvo para conhecer as suas necessidades? Um empreendimento de e para pessoas com mais de 50 anos pode não ser, por si só, uma garantia de sucesso, mas tem tudo para dar certo.