A recém-empossada presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, está pronta para reavivar o projecto de gás natural liquefeito, há muito tempo instalado, em Lindi, Tanzânia.
O projecto foi posto de lado sob a administração do antigo presidente, o falecido John Pombe Magufuli, com a sua administração a dar prioridade ao oleoduto da África Oriental para levar petróleo do Uganda para o porto tanzaniano de Tanga.
Segundo o Presidente, tentou trabalhar no projecto de LNG em Lindi, quando tomou posse como vice-presidente em 2015, mas descobriu que o mesmo estava para além dela e parou. No entanto, dirigiu agora o Ministério da Energia para acelerar as conversações com as partes interessadas do projecto, Shell e Equinor.
O LNG da Tanzânia envolveria gás dos blocos 1 e 4 operados pela Shell e do bloco 2 da Equinor a ser canalizado de poços submarinos de águas profundas para dois ou três comboios de liquefacção em Lindi. Estes blocos albergam cerca de 35 triliões de pés cúbicos de gás recuperável, repartidos uniformemente entre os bens dos dois operadores.
Segundo a Shell, o gás de águas profundas offshore no sul da Tanzânia está localizado em campos a mais de 100 km offshore, e alguns estão em águas com até 2.500m de profundidade e 2.500m abaixo do fundo do mar. A distância entre os campos também pode ser superior a 100km. Profundidade, distância e terreno significa que o projecto LNG da Tanzânia está na vanguarda da tecnologia de exploração em águas profundas e proporciona uma oportunidade única para desenvolver competências e capacidades únicas na cadeia de abastecimento local e dentro do TPDC, à medida que o projecto enfrenta estes obstáculos técnicos.
O LNG é gás natural que foi limpo e arrefecido em enormes unidades de refrigeração a uma temperatura de cerca de -162oC. O processo LNG converte o gás em líquido, reduzindo substancialmente o volume do gás mais de 600 vezes. Isto é semelhante ao encolher de uma bola de futebol ao tamanho de um mármore. Isto torna o gás mais fácil de armazenar e transportar com segurança para mercados em todo o mundo em navios construídos propositadamente.