O projecto Mozambique LNG, liderado pela Total, anunciou para esta segunda-feira, dia 15 de Março, o lançamento da plataforma electrónica de formação “MOOC MOZAIC”, uma espécie de primeiro passo do programa de formação e recrutamento de jovens moçambicanos para a equipa de operações do projecto Mozambique LNG.
Explica a petrolífera que MOOC, significa “Massive Open Online Course”, sendo que MOZAIC é o nome da iniciativa em favor da formação, implementada pela Total E&P Moçambique.
A plataforma MOOC MOZAIC estará assim aberta a inscrições para alunos de 18 a 25 anos que tenham concluído pelo menos o nível médio do sistema nacional de educação. Consiste em um curso de formação online gratuito de nove semanas, cobrindo matemática básica, ciências, petróleo e gás, e a indústria de gás natural liquefeito (GNL). Todos os candidatos podem inscrever-se em www.moocmozaic.com a partir de hoje.
Plataforma MOOC MOZAIC estará assim aberta a inscrições para alunos de 18 a 25 anos que tenham concluído pelo menos o nível médio do sistema nacional de educação. Consiste em um curso de formação online gratuito de 9 semanas, cobrindo matemática básica, ciências, petróleo e gás, e a indústria de gás natural liquefeito (GNL). Todos os candidatos podem inscrever-se em www.moocmozaic.com a partir de hoje
O modelo MOOC irá permitir, enuncia a Total em comunicado, “que um grande número de estudantes em Moçambique tenham acesso à formação e potencialmente emprego no projecto durante a fase de operações.”
Depois, os participantes que concluírem com êxito o curso “serão elegíveis para participar no processo de selecção para formação adicional na Mozambique LNG Academy, o Centro de Formação da Total com sede em Maputo”. Recorde-se que a Mozambique LNG Academy irá proporcionar formação gratuita a 400 jovens moçambicanos para assumirem cargos de operadores, técnicos de manutenção (mecânica, electricidade e instrumentação), técnicos de saúde, segurança e ambiente, e logísticos no projecto Mozambique LNG. A Mozambique LNG Academy iniciará as suas actividades em Setembro de 2021 com um grupo inicial de 60 participantes.
Ronan Bescond, director-geral da multinacional francesa em Moçambique, explica que, “como operador do projecto Mozambique LNG, o objectivo é incorporar talentosos jovens moçambicanos de ambos os sexos na nossa equipa de operações. O desenvolvimento de competências locais é parte integrante do nosso modelo de negócio. A formação e recrutamento de jovens moçambicanos contribui para os nossos objectivos de desenvolvimento sustentável e responde aos compromissos estabelecidos com o Governo de Moçambique em termos de conteúdo local”.
A Total E&P Mozambique Area 1, Limitada, uma subsidiária integral da Total, opera o projecto Mozambique LNG, com uma participação de 26,5%, juntamente com a ENH Rovuma Área 1, S.A. (15%), Mitsui E&P Mozambique Area1 Limited (20%), ONGC Videsh Rovuma Limited (10%), Beas Rovuma Energy Mozambique Limited (10%), BPRL Ventures Mozambique B.V. (10%), e PTTEP Mozambique Area 1 Limited (8.5%).