O cashback é um método de compra e venda em que o consumidor recebe de volta parte do dinheiro gasto nas suas compras. O próprio termo em inglês exprime a ideia de “dinheiro de volta”.
Este método costuma ser aplicado por empresas de cartões de crédito, onde o usuário recebe de volta uma percentagem do valor de suas compras.
Actualmente o cashback é também um modelo adoptado por sites de compras de produtos pela internet.
Como funciona o cashback pela internet
Pela internet o cashback pode ser encontrado em sites que fazem acordos com outros sites de vendas online, onde existe o retorno de uma proporção dos valores pagos.
Estes sites organizam divulgações de diferentes empresas que vendem seus produtos e serviços pela internet, onde é indicado aos clientes cada percentagem que o dinheiro poderá retornar.
Para usufruir é preciso acessar um destes sites, ou aplicativos de cashback, efectuar um cadastro e acessar a parte onde se reúnem os sites de compras com este método.
Algumas empresas actuam com o dinheiro de volta para a conta do cliente, enquanto outros deixam em “saldo” para ser usado em outras compras.
Onde conseguir cashback
Existem diversos sites na internet que actuam nesta modalidade. Muitos oferecem aplicativos para celular que devolvem o dinheiro das compras.
Veja alguns exemplos de onde pode encontrar cashback na internet:
- Méliuz
- Beblue
- PicPay
- AmeDigital
- Cashback World
Os sites também costumam oferecer descontos e promoções de empresas filiadas disponíveis em suas plataformas ou aplicativos.
Diferença entre cashback e desconto
O cashback se diferencia do desconto, já que existe uma recompensação de parte do valor pago pelos bens adquiridos um tempo após a compra.
Além disso, o retorno do dinheiro pode ser válido para todo o site onde as compras são efectuadas e não especificamente ao preço de um produto ou serviço próprio.
De maneira geral, o cashback funciona quando parte do que é cobrado por intermediários, em comissões ou taxas, é devolvido ao cliente final.
Assim como os descontos, o método busca atrair consumidores na compra de produtos ou serviços, com a diferença de que o desconto é feito de maneira directa.